Apesar da crise, povo continua consumindo carne de frango e mantendo a estabilidade do mercado avícola


A região de Pará de Minas é uma das maiores produtoras de aves do estado de Minas Gerais e do Brasil. Grande parte da economia do município vem da avicultura.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A paisagem da área rural é tomada por muitos galpões das granjas que abrigam milhões de pintinhos e aves prontas para o abate. O processo de criação das aves é delicado e exige muito trabalho e atenção para evitar que a produção sofra algum revés.

Com preço relativamente barato, qualidade nutritiva e facilidade para o preparo, o frango é uma opção do consumidor. A carne dispensa apresentação, pois o país é o segundo maior produtor mundial da proteína.

O avicultor brasileiro conseguiu essa posição por buscar a eficiência em manejo e tecnologia genética das granjas. Além do mercado doméstico, o frango nacional é consumido em 150 nações do mundo.

A eficiência produtiva de cada galpão define a remuneração dos avicultores. De acordo com o avicultor Romildo Lopes da Silva, acompanhar o desenvolvimento dos frangos é fundamental para uma boa produção:


Romildo Lopes da Silva
granjasromildolopes1

Ele explica que o frio do inverno propicia temperaturas melhores para as aves, pois não é necessário utilizar os ventiladores. Porém, é preciso ficar mais atento aos pintinhos, pois são mais propícios a doenças:

Romildo Lopes da Silva
granjasromildolopes2

Sobre os efeitos da crise política no mercado de aves, o produtor afirma que os preços do mercado do frango sofreram uma leve queda. Mas, as vendas continuam estáveis porque a população nunca deixa de consumir:

Romildo Lopes da Silva
granjasromildolopes3

Recentemente fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) visitaram as granjas de Pará de Minas e exigiram medidas de biossegurança para proteger os frangos do vírus influenza, o qual provoca a gripe aviária. Os avicultores estão se adequando as normas estipuladas pelo órgão fiscalizador.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!