SEMEIA promete ser diferente com destaque para sustentabilidade e preservação em Pará de Minas

Divulgação

O evento será realizado pela quinta vez. Nas edições anteriores as propostas ficaram no campo dos discursos e os resultados efetivos em favor do meio ambiente deixaram a desejar. Quem acompanhou viu muita luz, câmera e pouca ação para preservar a natureza no pós-evento.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Um dos exemplos foi à chamada Praça da Sustentabilidade que não despertou o interesse dos cidadãos paraminenses. Quem esteve no local constatou que tinha mais pessoas nas tendas, que visitantes. Outras vezes, alunos se dirigiam até a praça, mas para cumprir uma atividade pedagógica avaliada, não porque estavam preocupados com o meio ambiente.

Para muitos não adianta ministrar palestras, realizar workshops, seminários, conceder entrevistas durante alguns dias, sem ações efetivas capazes de proteger o meio ambiente em Pará de Minas. Para ficar em apenas duas citações, basta ver o estado deplorável que se encontra o córrego Água Limpa, que de limpo só tem o nome, e o próprio ribeirão Paciência que se transformou em canal de esgoto de empresas.

Os próprios organizadores do evento tem ciência destas questões. Ainda assim, decidiram realizar a 5ª Semana Municipal do Meio Ambiente (SEMEIA), mas prometem dar uma conotação diferente ao evento este ano.

A realização será por meio de parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas, Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e a Associação Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangéia). As ações da 5ª Semana Municipal do Meio Ambiente serão promovidas entre os dias 5 e 12 de junho.

A solenidade de abertura está marcada para esta segunda-feira, 5 de junho, a partir das 14 horas, na praça Padre José Pereira Coelho, Centro. Entre 14 e 16 horas, será realizado o recolhimento de resíduos eletrônicos no mesmo local.

Na terça-feira (6), das 9 às 16 horas, novamente a coleta de resíduos eletrônicos na praça Padre José Pereira Coelho. Às 9 horas, revitalização da avenida João Paulo II, bairro Padre Libério, pelo projeto Amigos da Natureza.

Quarta-feira (7), às 8h30min e às 14 horas haverá roda de conversa sobre Cidadania e Meio Ambiente, no Promaf do bairro JK. Na mesma data, das 9 às 16 horas, coleta de resíduos eletrônicos ocorrerá na praça Padre José Pereira Coelho.

Na quinta-feira (8), das 9 às 16 horas, coleta de resíduos eletrônicos na praça Padre José Pereira Coelho. Às 13h30min, na Escola Estadual Ademar de Melo, no bairro Santos Dumont, será apresentando o projeto “Implantação de compostagem e horta escolar, ferramentas de educação ambiental no processo de descarte de resíduos sólidos orgânicos e no cultivo de alimentos”.

Às 19 horas, mesa de debates com o tema “Água e Agronegócio – Consumo que transforma”, no auditório Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, no campus da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Sexta-feira (9), das 9 às 16 horas, coleta de resíduos eletrônicos na praça Padre José Pereira Coelho. Às 14 horas, exposição de objetos feitos com materiais recicláveis na Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães.

Sábado (10), das 9 às 12 horas, coleta de resíduos eletrônicos na praça Padre José Pereira Coelho. Das 9 às 11 horas, ação informativa com o Grupo de Escoteiros de Pará de Minas na Ponte Grande.

Na segunda-feira, 12 de junho, às 20 horas, a ambientalista Sônia Naime ocupará a tribuna livre da Câmara Municipal de Pará de Minas e discorrerá sobre: “Córrego Água Limpa – Usos e Possibilidades”.

Felipe Augusto Duarte Milton, presidente do CODEMA, lembra que 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, portanto, uma excelente oportunidade para toda a sociedade discutir sobre o que está sendo feito para preservar a natureza:


Felipe Augusto Duarte Milton
semeiafelipeaugustoduartemilton

A população também poderá entregar no ponto de coleta da praça Padre José Pereira Coelho, Centro, em Pará de Minas, chaves velhas e óleo de cozinha usado. Esses materiais serão encaminhados para as empresas que fazem o reaproveitamento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!