Bombeiros alertam: cuidado com fogos de artifício durante as festas juninas


As tradicionais festas juninas constituem em grande comemoração realizada pelos brasileiros e só perdem para o Carnaval. O evento conta com a participação de milhares católicos devotos dos santos celebrados neste mês de junho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante as festividades são celebrados os dias dedicados a Santo Antônio, São João e São Pedro. Também são preparadas comidas típicas, como pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau.

Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro quente. O grande destaque é o quentão, um chá feito com gengibre, canela e pinga.

Acrescentando a tudo isso muitas brincadeiras, como pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira, entre outras. A decoração da festa é feita com bandeirolas e balões.

Também não falta a fogueira, muito forró e a queima dos fogos de artifício. Apesar de colorir os céus, os populares foguetes oferecem grande risco e precisam ser manuseados de forma segura para evitar acidentes.

Existem casos de pessoas que perderam a mão, dedos ou parte do braço por causa de acidente com fogos de artifício. Para evitar que isso aconteça, o tenente Davi Braga Linke, comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, repassa algumas dicas de segurança.

Ele explica que é preciso comprar produtos devidamente licenciados e certificados. Os fogos precisam ter uma base para evitar um contato direto com as mãos e os que falharem não devem ser reutilizados novamente:


Tenente Davi Braga Linke
festasjuninastenentedavilinke1

O oficial ressalta a importância de escolher um local aberto para soltar os fogos de artifícios. É preciso verificar se não existe nenhuma residência, veículo ou qualquer outra estrutura física próxima que possa ser atingida acidentalmente:

Tenente Davi Braga Linke
festasjuninastenentedavilinke2

Sobre as fogueiras que são acesas durante as festividades, o recomendado é a utilização de álcool gel e com pouca madeira para evitar labaredas de fogo durante o processo de acendimento. Também é preciso ficar atento a proximidade com outros materiais ou a rede elétrica:

Tenente Davi Braga Linke
festasjuninastenentedavilinke3

Qualquer acidente com fogos de artifício ou fogueiras devem ser comunicado imediatamente com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!