Baixo estoque de leite materno no Banco de Coleta preocupa e HNSC busca mães doadoras

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


No início da década de 1980 foi implantado no Brasil o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno. O objetivo é conscientizar as mães sobre os benefícios que leite materno tem na saúde e no desenvolvimento das crianças.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Além de estar sempre pronto, na temperatura certa e não custar nada, esse ato estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde dos dois.

No caso da mãe, a amamentação ajuda na recuperação do útero e diminui o risco de hemorragia e anemia após o parto. Também ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.


Já para o bebê, além de ser de fácil digestão, o leite humano provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Funciona como uma vacina natural, protegendo a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções, obesidade e intolerância ao glúten.

Durante a amamentação a mãe deve manter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes, ingerindo bastante água, sucos e chás. O consumo excessivo de sal deve ser evitado.

Com relação ao uso de medicamentos, é importante saber que muitas substâncias podem ser prejudiciais ao bebê. Antes de tomar qualquer remédio, é preciso consultar um médico para fazer a indicação.

Claudine Carvalho, coordenadora da Maternidade Odete Valadares do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), explica que o Banco de Coleta conta com poucas doadoras e por isso os estoques não são suficientes para atender a demanda:


Claudine Carvalho
aleitamentoclaudinecarvalho1

A profissional explica que a coleta pode ser feita pela própria mãe e o leite deve ser colocado em um vidro com tampa de plástico. O recipiente deve ser esterilizado com água quente e a retirada do leite deve ser em um prazo máximo de 15 dias:

Claudine Carvalho
aleitamentoclaudinecarvalho2

O HNSC conta com uma moderna sala de coleta de leite materno montada pelo Rotary Club de Pará de Minas, na gestão do ex-presidente daquele clube de serviços e também médico especialista em Otorrinolaringologia Jayson Peixoto Machado. O espaço conta com bombas de sucção modernas e toda a estrutura confortável para as doadoras.

Qualquer dúvida sobre o aleitamento materno ou a coleta do leite para doar pode ser esclarecida diretamente na Maternidade Odete Valadares do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!