Especialista alerta para a importância da hidratação e de bons hábitos para combater doenças respiratórias


O inverno, a estação mais fria do ano, terá início em todo o Brasil dia 21 de junho. Mas em pleno outono, os paraminenses já sentiram a queda nas temperaturas. Com isso, a população começa a mudar os hábitos cotidianos devido à variação do tempo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nesta época do ano é muito comum o aumento dos casos de doenças respiratórias, entre elas as inflamações das vias aéreas, como rinite, sinusite, amidalite, além de asma, gripe, entre outras.

Para prevenir as complicações provocadas por estas enfermidades é preciso conhecer bem os efeitos e adotar algumas medidas simples que podem amenizar a situação. A primeira delas é tomar bastante líquido e manter-se hidratado.

De acordo com médico Jayson Peixoto Machado, especialista em Otorrinolaringologia, a baixa umidade relativa do ar e o frio dificultam o sistema defensivo a vírus e bactérias que provocam as doenças:

Jayson Peixoto Machado
drpeixoto_resp1


Outra preocupação é em relação aos ambientes fechados que favorecem a proliferação das doenças respiratórias. Por isso sempre é importante destacar a necessidade de manter a casa e o local de trabalho bem ventilados.

O profissional de saúde revela que nesta ocasião é registrado um aumento de aproximadamente 30% no número de pacientes que procuram os consultórios médicos em busca de tratamento das doenças:

Jayson Peixoto Machado
drpeixoto_resp2

Ressalta que a mudança de comportamento das pessoas também contribui para a incidência de problemas respiratórios. Entre eles estão o uso de roupas que estavam guardadas e acumulam poeira e ácaro:

Jayson Peixoto Machado
drpeixoto_resp3

Outra medida simples que ajuda no combate a gripe é a lavagem das mãos e o uso de álcool gel. Isso é importante porque a mão toca várias partes do corpo e outros objetos e se torna uma fábrica de germes que podem entrar pelas vias respiratórias e provocar infecções.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!