SAMU deverá ser implantado na região de Pará de Minas em março de 2016

cfsupa1
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) prevê a instalação de uma unidade centralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ao todo serão contratados 360 profissionais por meio de concurso público. O SAMU Oeste contará com 24 bases distribuídas nos municípios da região, garantindo a cobertura dos 54 municípios, entre eles Pará de Minas.

Será montada uma Central de Regulação em Divinópolis, para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192. Toda a rede hospitalar está sendo organizada.

Dezoito hospitais já estão recebendo recursos através do Programa Rede Resposta da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para garantirem a assistência adequada aos pacientes do SAMU.

Também foi formado um comitê composto por gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades governamentais e da sociedade, que fará todo o monitoramento da Rede de Urgência e Emergência.

clebfar_upa
De acordo com Cléber de Faria Silva, secretário municipal de Saúde, a implantação do SAMU regional está bem adiantado e a expectativa é de que o atendimento comece a ser realizado em 2016:

Cléber de Faria Silva
smclbfslv1

Ele ressaltou que a sede central foi instalada em Divinópolis porque a cidade é a sede da Gerência Regional de Saúde. Cléber de Faria Silva informou que Pará de Minas terá uma base ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, na UPA 24 Horas que está em fase de construção:

Cléber de Faria Silva
smclbfslv2

O secretário ressaltou que o perfil dos pacientes atendidos pelo SAMU já está em um protocolo já definido. Isso auxiliará na assistência a pessoas doentes e vítimas de acidentes de trânsito:

Cléber de Faria Silva
smclbfslv3

Atualmente os resgates são realizados pelo Corpo de Bombeiros através do telefone 192. A expectativa é de que o SAMU esteja implantado em Pará de Minas a partir do mês de março do próximo ano.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!