Forró do Pará quer alegrar, resgatar e valorizar as tradições de nossa gente


A Prefeitura de Pará de Minas realizará entre os dias 6 e 9 de julho a 21ª edição do Forró do Pará. O evento já atraiu multidões ao estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio nos idos das décadas de 1980 e 1990 do século passado.


Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Posteriormente, por decisões dos gestores municipais, deixou de ser realizado. Uma nova tentativa de resgatá-lo foi feita em 2013, mas sem brilho. A festa foi realizada no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz e atraiu um público inexpressivo. Tanto que não foi realizado nos anos seguintes.


Para muitos o Forró do Pará em 2013 não atraiu a atenção popular, porque foi realizado em um local inadequado para este tipo de evento. Agora em 2017, o Forró do Pará será na praça Torquato de Almeida, localizada na região central de Pará de Minas. O espaço facilita a aglomeração popular.


A administração municipal também apresenta uma proposta diferente para resgatar de vez esta festa e reinserir o Forró do Pará no calendário de eventos do município de Pará de Minas.


Para garantir o sucesso, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, vem trabalhando intensamente nos bastidores com os preparativos.

Ciente disso, o prefeito Elias Diniz (PSD) faz questão de elogiar o empenho e agradecer a todos os envolvidos neste processo. Ele também aposta que o resgate das tradições paraminenses é fórmula ideal para que o Forró do Pará repita o sucesso de outrora:


Elias Diniz
forrodoparaeliasdiniz1

Uma das marcas deste evento será o cardápio vasto de comidas e bebidas típicas desta época do ano. Terá até uma Oficina de Biscoiteiras. Além das delícias que serão produzidas por elas, o prefeito também ressalta o caráter didático dessa iniciativa:


Elias Diniz
forrodoparaeliasdiniz2

Ainda sobre este tema, o secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, se mostra confiante quanto ao Forró do Pará que pretende valorizar as tradições de nossa gente. Ele aproveita para informar que na quinta-feira, 6 de julho, será realizada uma Oficina das Biscoiteiras, na Escola Estadual Torquato de Almeida. O curso será gratuito:


Paulo Duarte
forrodoparapauloduarte1


O artista plástico João Batista Leite está trabalhando em parceria com Kléber Nonato de Souza na produção do cenário, adereços e alegorias que proporcionarão um charme bem mineiro ao Forró do Pará. Idealizaram até um espaço para selfies em um ambiente com decoração caraterística de uma tradicional festa julina:


João Batista Leite

forrodoparajoaobatistaleite1


Kléber Nonato de Souza destaca o talento do João Batista Leite e afirma que as peças decorativas estão maravilhosas. Acrescenta que a equipe responsável pela decoração do Forró do Pará trabalha na confecção dos enfeites há mais de quinze dias:


Kléber Nonato de Souza
forrodoparaklebernonato1


O vice-prefeito José Porfírio de Oliveira Filho (PV), que também responde pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, aproveita para pedir paciência aos paraminenses em razão das interdições do trânsito na região central.


Também foi necessário proibir a veiculação de caminhões e ônibus em algumas vias até o dia 9 de julho. Argumenta que valerá a pena, pois o Forró do Pará, em sua opinião, fará com que a cidade volte a sorrir:


José Porfírio de Oliveira Filho
forrodoparajosepofirio1


Além dos aspectos culturais, tradicionais e didáticos, o Forró do Pará terá muitos shows, apresentações de quadrilhas e até casamento na roça como exige uma autêntica festa julina.

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

Veja a programação do Forró do Pará 2017.
Na quinta-feira (6), haverá um show com Juvenil e Banda e a dupla Marcos Motta e Gabriel. Na sexta-feira (7), será a vez de César Monteiro e Willy e Ney.

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

No sábado (8), Mary Lopes, Celso e Roger, Edmar e Josimar. Às 21h30min haverá uma apresentação de um casamento na roça com o grupo Teatro na Educação, sob direção de Rony Morais. Às 22h30min se apresentará a quadrilha Arraiá do Brejo Grande, tetracampeã do forró de Belo Horizonte.

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

No domingo (9), a partir das 17 horas, show com Diogo Rebello. Em seguida Ronan Araújo e para finalizar o violeiro Fábio Meller. Também serão promovidos concursos de quadrilhas das escolas públicas na quinta, sexta e sábado, às 18 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!