Polícia Militar de Meio Ambiente intensifica fiscalização da pesca durante a Piracema

adrindrt_prcm
Começou no dia 1º de novembro de 2015 o período da Piracema, uma palavra de origem indígena (pira=peixe e cema=subida). Os índios já observavam o movimento dos peixes em cardumes rio acima, para se acasalarem e se reproduzirem.

Antes do fenômeno a natureza já emite sinais que são percebidos pelos peixes de que a estação favorável está para chegar.  Dias mais quentes, chuvas frequentes e água mais oxigenada fazem com que milhões de peixes machos e fêmeas dispersos pelos rios se agrupem em grandes cardumes, preparando-se para a subida.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso para a subida ao rio. Eles sabem que é hora de ir para os locais de desova. Alguns chegam a nadar centenas de quilômetros em poucos dias.

Os governos federal e estadual instituem durante a piracema o período de defeso para rios e águas continentais. O período é de primeiro de novembro a 28 de fevereiro do ano seguinte.

Cabo Adriano Dutra, da Polícia Estadual de Meio Ambiente, explica que alguns cursos d’água da região de Pará de Minas estão proibidos da prática da pesca e por isso é muito importante ficar atento:

Adriano Dutra
adrindrt_prcm1

O militar ressalta que durante a piracema a pesca sofre uma restrição regulamentada pela lei. Cabo Adriano Dutra cita alguns exemplos de peixes que podem ser pescados e a quantidade:

Adriano Dutra
adrindrt_prcm2

Sobre as redes e tarrafas, Cabo Adriano Dutra informa que é proibido durante todo o ano. Segundo ele a Polícia Militar de Meio Ambiente estará dando atenção especial a fiscalização desse tipo de material:

Adriano Dutra
adrindrt_prcm3

Os equipamentos permitidos durante a piracema são: linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ouartificiais. Para portar o equipamento de pesca e o pescado é importante que o pescador mantenha sua licença atualizada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!