Horário de verão 2018 divide opiniões entre os paraminenses


No domingo, 4 de novembro, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. Será o começo de mais edição do horário brasileiro de verão.

O novo horário ficará em vigor até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019 e será adotado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Como sempre, a meta é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo e a aproveitarem melhor a iluminação natural. Nesta época do ano os dias são mais longos e as noites mais curtas.

Assim é possível evitar o uso de equipamentos eletrônicos e consequentemente a redução no consumo e a demanda energética do sistema elétrico no horário de pico que vai das 18h às 21h.

Para o aposentado Cláudio Paulo da Silva o novo horário não faz muita diferença em sua rotina diária. Mesmo assim ele aguarda a mudança estabelecida pelo governo porque não terá como escapar dela:

Cláudio Paulo da Silva
claudiopaulo_verao

A dona de casa Jéssica Raiana Duarte Araújo não gosta do horário de verão por causa do calor intenso e o desconforto. As crianças também sofrem com a mudança e não existe uma economia significativa de energia elétrica:

Jéssica Raiana Duarte Araújo
jessicaraiana_verao

Valéria Ribeiro Souza disse que o relógio adiantado não muda muita coisa no cotidiano. Ela também não acredita que a medida ajuda a economizar porque os aparelhos eletrônicos são ligados em horários diferentes:

Valéria Ribeiro Souza
valeriaribeiro_verao

É importante ressaltar que neste próximo domingo (4), será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Ministério da Educação já divulgou os horários de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!