Construção de hospital regional em Divinópolis avança para conclusão. Obra foi retomada após quase uma década

As obras do Hospital Regional de Divinópolis (HRDV), localizado no Centro-Oeste de Minas Gerais, receberam uma vistoria do governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Paralisada por cerca de dez anos, a construção foi retomada em 2023 e tem previsão de ser finalizada em 2025. O hospital, que será denominado Hospital Regional Divino Espírito Santo, funcionará como uma unidade universitária, com gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Estrutura moderna e benefícios para a população
Durante a inspeção, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, detalhou o progresso e as próximas etapas do projeto. A expectativa é que a estrutura esteja pronta e os leitos disponíveis entre agosto e setembro deste ano, com o custeio parcialmente assegurado pelo Estado. A nova unidade de saúde promete beneficiar mais de 1,3 milhão de pessoas na região. A subsecretária de Edificações da Seinfra, Débora Dias do Carmo, destacou que a obra está sendo adaptada às normas mais recentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que a construção inicial data de 2010.

A estrutura do HRDV contará com 17 mil metros quadrados de área construída e 202 leitos. Desse total, 30 serão para UTI, dez para UTI neonatal e dez para Cuidados Intermediários Neonatais (UCI) convencional, além de cinco leitos de UCI Canguru. O hospital terá também 69 leitos para internação de adultos, 31 para internação pediátrica, 20 leitos de observação no pronto atendimento, três leitos de emergência e 12 consultórios para urgência e emergência.

Investimento e impacto social
Os R$ 40 milhões necessários para a finalização do hospital provêm do Acordo Judicial firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas e a mineradora Vale S.A. Este acordo foi estabelecido após o rompimento das barragens em Brumadinho, que resultou em 272 mortes e inúmeros prejuízos sociais e ambientais.

O eletricista Paulo Henrique Cabral, que atua na obra, ressaltou a importância da unidade para a saúde local, esperando que alivie a demanda de outros hospitais como o São João de Deus, Santa Mônica e UPA.

Serviços e especialidades
O Hospital Regional Divino Espírito Santo oferecerá uma vasta gama de atendimentos. Na área de obstetrícia, haverá serviços clínicos e cirúrgicos, Centro de Parto Normal (CPN) tipo II e Gestação de Alto Risco (GAR) tipo II.

Serão disponibilizadas clínicas cirúrgicas para procedimentos em cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e endovascular, e urologia. Além disso, o hospital contará com atendimentos em clínica médica, pediatria clínica, oftalmologia e cuidados de saúde mental, integrando a rede de atenção psicossocial. Com informações da Agência Minas

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!