SAMU funcionará em Pará de Minas a partir de quarta-feira e Central de Regulação atenderá em Divinópolis


Após uma longa espera, finalmente será inaugurada em Divinópolis, na próxima terça-feira, 6 de junho, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A estrutura física e o sistema informatizado estão prontos. Os servidores que prestarão os atendimentos nas equipes de resgate e no tele-atendimento já foram selecionados através de concurso público.

O novo serviço terá a gestão do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE). O custeio será tripartite, sendo 50% bancados pelo Governo Federal e os governos Estadual e Municipal com 25%, respectivamente cada.

Serão empregados cerca de 360 profissionais em 24 unidades básicas, com médicos socorristas e plantonistas. São 18 hospitais em toda região Centro-Oeste de Minas Gerais que terão atendimento prioritário para urgência e emergência.

Serão beneficiadas as microrregionais de saúde de Bom Despacho, Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Formiga, Itaúna, Pará de Minas, Santo Antônio do Amparo e Campo Belo, englobando 54 municípios da região.

Em Pará de Minas a base do SAMU que fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), no bairro Senador Valadares, começará a atender as chamadas a partir de quarta-feira, 7 de junho.

A boa notícia foi anunciada pelo secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, na tarde desta sexta-feira, 2 de junho. Ele explica que a Central de Regulação em Divinópolis receberá as ligações e definirá o atendimento as emergências de Pará de Minas e cidades da região:

Paulo Duarte
pauloduarte_samu1


Ele esclarece que a transferência de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) será feito pelas ambulâncias de UTI Móvel do SAMU. Esse novo serviço vai gerar uma economia para o município:

Paulo Duarte
pauloduarte_samu2

O telefone de atendimento do SAMU é o 192. O serviço funcionará durante 24 horas e a ligação é gratuita. As chamadas para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros, também serão direcionadas a Central de Regulação em Divinópolis, que decidirá qual equipe prestará o socorro para cada ocorrência.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!