Prefeitura investirá mais de R$ 240 mil na compra de geomembrana para aumentar vida útil do aterro sanitário

Os aterros sanitários tem, em sua estrutura, uma manta chamada de geomembrana. Ela é reforçada para deter o fluxo de líquidos, evitando assim o forte odor dos resíduos. Esta manta é exigida pelos órgãos ambientais.

No aterro sanitário de Pará de Minas esta geomembrana já é utilizada, mas a plataforma onde fica o lixo domiciliar só tem vida útil prevista para mais cinco meses. Por isso, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente abriu uma licitação para adquirir a peça.

O Portal GRNEWS apurou ainda que o Município pretende comprar 3.540 m² de geomembrana PEAD, feita em polietileno de alta densidade, que atenda às normas e com garantia de cinco anos. Este processo de impermeabilização dos taludes do aterro também é uma exigência da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM) do Alto São Francisco.

A aquisição da geomembrana também é importante para evitar mais danos ao meio ambiente e ainda o risco de perda da licença de operação.

Para a compra o Município pretende investir até R$ 241.876,40. A primeira etapa da licitação acontecerá no dia 11 de maio na modalidade Pregão Eletrônico.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!