Denúncias de paraminenses ajudam a desvendar crimes, prender criminosos e apreender armas e drogas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Criado em 2008, o 181 – Disque Denúncia Unificado (DDU) é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) contando com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). São estas instituições as responsáveis por apurar e investigar cada denúncia feita.

Além desta integração, o DDU chama atenção por ser sigiloso. O denunciante não precisa se identificar e tem acesso ainda à resolução do caso, sabendo por exemplo o que foi feito e como os fatos foram esclarecidos.

O serviço alcançou um milhão de denúncias registradas, com 9,2 milhões de ligações recebidas. Segundo a Sejusp, mais de 60% das denúncias são relacionadas ao tráfico de drogas e estas levaram à prisão e detenção de mais de 240 mil pessoas, apreensão de 26.886 armas, 291.752 munições ilegais e 47,7 toneladas de drogas.

O Portal GRNEWS ouviu o delegado regional da Polícia Civil em Pará de Minas Carlos Henrique Gomes Bueno. Ele destaca a importância do DDU e como os paraminenses ajudaram, ao longo dos anos, a desvendar crimes e apreender armas e drogas:


Carlos Henrique Gomes Bueno

carloshgbddu11

Mais uma vez ele ressalta que as denúncias são anônimas e não há questionamentos por parte dos atendentes:

Carlos Henrique Gomes Bueno
carloshgbddu12

O DDU funciona 24 horas por dia e recebe em média 206 denúncias diariamente. Com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, basta ligar no número 181 e fazer a denúncia. A ligação é gratuita e funciona como uma central de atendimento unificada. As informações são repassadas ao setor responsável que apura e responde à denuncia apresentada. Já em casos de flagrante, a orientação é que o cidadão ligue diretamente para o 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!