Denúncias de paraminenses ajudam a desvendar crimes, prender criminosos e apreender armas e drogas
Criado em 2008, o 181 – Disque Denúncia Unificado (DDU) é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) contando com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). São estas instituições as responsáveis por apurar e investigar cada denúncia feita.
Além desta integração, o DDU chama atenção por ser sigiloso. O denunciante não precisa se identificar e tem acesso ainda à resolução do caso, sabendo por exemplo o que foi feito e como os fatos foram esclarecidos.
O serviço alcançou um milhão de denúncias registradas, com 9,2 milhões de ligações recebidas. Segundo a Sejusp, mais de 60% das denúncias são relacionadas ao tráfico de drogas e estas levaram à prisão e detenção de mais de 240 mil pessoas, apreensão de 26.886 armas, 291.752 munições ilegais e 47,7 toneladas de drogas.
O Portal GRNEWS ouviu o delegado regional da Polícia Civil em Pará de Minas Carlos Henrique Gomes Bueno. Ele destaca a importância do DDU e como os paraminenses ajudaram, ao longo dos anos, a desvendar crimes e apreender armas e drogas:
Carlos Henrique Gomes Bueno
carloshgbddu11
Mais uma vez ele ressalta que as denúncias são anônimas e não há questionamentos por parte dos atendentes:
Carlos Henrique Gomes Bueno
carloshgbddu12
O DDU funciona 24 horas por dia e recebe em média 206 denúncias diariamente. Com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, basta ligar no número 181 e fazer a denúncia. A ligação é gratuita e funciona como uma central de atendimento unificada. As informações são repassadas ao setor responsável que apura e responde à denuncia apresentada. Já em casos de flagrante, a orientação é que o cidadão ligue diretamente para o 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.