Câmara Municipal analisa atualização do Regimento Interno e ganha força proposta para alterar horário de reunião

A alteração do horário da reunião semanal ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas é defendida por muitos há um bom tempo. Atualmente às reuniões ocorrem às segundas-feiras, a partir das 18 horas. Porém, essa corrente propõe que essa reunião seja realizada a partir das 9 horas.

Havia um questionamento relacionado aos cidadãos não participarem caso a reunião fosse em horário de trabalho. Hoje, essa tese não se sustenta, já que é fácil constatar que a frequência de público é muito pequena durante as reuniões, a exceção de quando tem um projeto em votação que interessa a alguma categoria que comparece em massa para acompanhar a votação. Fora isso, são praticamente as mesmas e poucas pessoas toda semana nas galerias do Legislativo.

Também não cabe mais dizer que os cidadãos poderiam ser prejudicados por não saberem o que os vereadores discutiram durante as reuniões, já que todas são transmitidas ao vivo e, mesmo quem perder, tem a opção de assistir depois no horário que julgar mais conveniente.

Este ano o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Nilton Reis Lopes (MDB), instalou uma comissão especial para analisar e atualizar o Regimento Interno do Legislativo paraminense.

E ganha força entre os vereadores a antecipação da reunião semanal ordinária das 18, para às 9 horas das segundas-feiras. Durante a última reunião ordinária de 2022, antes do início do recesso parlamentar, realizada em 5 de dezembro de 2022, o vereador Ronivelton Correia Barbosa (Republicanos) defendeu a realização das reuniões sempre às 9 horas. Argumentou que neste horário todos estão com os ânimos mais serenos, cabeça fria, o que facilita melhor raciocínio durante as discussões de projetos que interessam ao povo paraminense:


Ronivelton Correia Barbosa
reuniaoronnie1

Já o vereador Sérgio Martins Vargas (MDB) disse ao Portal GRNEWS que a mudança de horário das reuniões para às 9 horas seria excelente, principalmente, porque os vereadores contariam com todos os servidores e assessores em horário de expediente, para caso necessitem de um documento durante a reunião:


Sérgio Martins Vargas
reuniaoserginho1

Questionado pelo Portal GRNEWS sobre a alteração do horário das 18 para às 9 horas das segundas-feiras, o ex-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Nilton Reis Lopes, disse que o assunto exige debate entre todos. Citou entre as vantagens, que o Legislativo não precisaria contar com o serviço dos servidores até mais tarde e economizaria com o pagamento de horas extras:


Nilton Reis Lopes
reuniaoniltinho1

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas, por meio da Diretoria Administrativa do Legislativo, firmou convênio com o Senado Federal. Com isso, os vereadores integrantes de Comissão Especial e outros servidores estão participando de cursos e discussões com equipe do Senado, que está auxiliando neste processo de atualização o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!