GRNEWS TV: Junho Violeta alerta sobre Ceratocone e CEO Clínica recebe novos lasers com alta tecnologia para Catarata e realizar Cirurgia Refrativa em Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Dr. Leonardo Torquettti, médico oftalmologista, especialista em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa, destacou a importância da campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização sobre o Ceratocone, e apresentou as novidades tecnológicas no Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica) que colocam a Pará de Minas em um novo patamar nos cuidados com a saúde dos olhos.
Tecnologia suíça amplia precisão dos procedimentos
Segundo o especialista, o Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica) passou a contar com equipamentos de última geração para cirurgias de Catarata e, pela primeira vez, disponibiliza em Pará de Minas um moderno sistema a laser para cirurgia refrativa. A novidade promete mais precisão, segurança e recuperação rápida para pacientes que desejam reduzir ou até eliminar a dependência dos óculos. A cirurgia refrativa que antes era realizada em Belo Horizonte pelo Dr. Leonardo Torquettti, agora será realizada na CEO Clínica utilizando equipamento da mais alta tecnologia existente no mercado.
Junho Violeta alerta para doença silenciosa e cuidado ao coçar os olhos
Durante a entrevista, Dr. Leonardo reforçou a importância da prevenção ao Ceratocone, doença que altera o formato da córnea e pode provocar graus elevados de miopia e astigmatismo. O médico alertou que muitos pacientes confundem os sintomas com simples aumento de grau e acabam adiando a procura por atendimento especializado.
Outro ponto destacado foi a forte relação entre o hábito de coçar os olhos e o agravamento da doença. O gesto aparentemente inofensivo pode comprometer a estrutura da córnea e acelerar a progressão do problema, especialmente em crianças e adolescentes.
Tratamentos modernos mudaram a realidade dos pacientes
O especialista explicou que os avanços da oftalmologia transformaram o tratamento do Ceratocone. Técnicas como Crosslinking e implante de anéis intracorneanos ajudam a estabilizar a doença e reduzem significativamente a necessidade de transplantes de córnea, procedimento que no passado era uma grande preocupação para os pacientes.
Cirurgias mais seguras e qualidade de vida
A entrevista também abordou a cirurgia refrativa a laser, indicada para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Dr. Leonardo destacou a elevada precisão dos equipamentos atuais e a rápida recuperação dos pacientes.
Sobre a catarata, o médico esclareceu que não é mais necessário esperar a doença avançar para realizar a cirurgia. Com as modernas lentes intraoculares e técnicas cirúrgicas cada vez mais seguras, muitos pacientes conseguem recuperar a qualidade visual e até reduzir o uso de óculos.
Prevenção continua sendo fundamental
Por fim, o oftalmologista ressaltou que consultas periódicas são indispensáveis mesmo para quem não apresenta sintomas. Exames preventivos permitem diagnosticar precocemente doenças silenciosas, como o Glaucoma, aumentando as chances de tratamento eficaz e preservação da visão.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

