Emprego apoiado é tema do 2º Colóquio Internacional da APAE em Pará de Minas. Veja a programação

Divulgação/FEAPAES-MG

O 1º Colóquio Internacional da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – foi realizado em Pará de Minas nos dias 30 e 31 de outubro de 2015, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Na ocasião a abordagem foi a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual para o mercado de trabalho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Participam do evento representantes da Argentina e Portugal. Também foram credenciadas 210 pessoas, que estarão representadas 56 APAES do Estado de Minas Gerais, além de representantes de empresas que trabalham com a inserção das pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho.

Devido ao sucesso da primeira edição, será realizado nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira, 2 de junho, o 2º Colóquio Internacional da APAE que discutirá em Pará de Minas o tema: “Emprego Apoiado”.

O evento é realizado pela Federação das APAES do Estado de Minas Gerais (FEAPAES-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG e da APAE de Pará de Minas.

Para falar sobre o “Emprego Apoiado” e propor discussões sobre o assunto foram convidados palestrantes que são referência em estudos e experiências acerca da deficiência intelectual no Brasil, Chile, Argentina e Portugal. Entre eles, está o doutor em Sociologia e Professor do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal), Carlos Veloso da Veiga, e a Investigadora Científica do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET), Liliana Pantano.

O público do II Colóquio Internacional será composto por profissionais, pessoas com deficiência e familiares, de cerca de 40 APAES de Minas Gerais, que possuem mais de dez pessoas com deficiência intelectual inseridas no mercado formal de trabalho.

Para o Presidente da FEAPAES-MG, deputado Federal Eduardo Barbosa, o Colóquio é uma oportunidade de somar esforços na luta pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual. “Desde 1990, o movimento das APAES em todo o país está preocupado em preparar as Pessoas com Deficiência Intelectual para o mercado de trabalho. Hoje, o movimento propõe uma inversão: ‘colocar para preparar’ para o trabalho, o que é proposto na metodologia denominada de Emprego Apoiado”, afirma.

Programação do 2º Colóquio Internacional sobre Emprego Apoiado

Dia: 01/06/17 – Quinta-Feira

17h30min às 19 Horas
Credenciamento

19 horas às 19h10min
Apresentação Artística: APAE Pará de Minas

19h10min às 20 horas
Mesa de Abertura

20 horas às 21 horas
Palestra:
O sentido do trabalho para pessoa com deficiência intelectual: o caso do município de Pará de Minas-MG.

Palestrante:
Sérgio Sampaio Bezerra
Doutorando em Ciências Sociais pela PUC Minas, Mestre em administração pela EBAPE/FGV; Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ex-Presidente da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais e da APAE de Belo Horizonte, e atual Vice-Presidente da APAE de Pará de Minas.

Coordenador:
Carlos Veloso da Veiga
Doutor em sociologia e professor auxiliar com agregação do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Os seus interesses de investigação focalizam-se, essencialmente, no campo da deficiência e das organizações de reabilitação das pessoas com deficiência.

21 horas
Jantar

Dia: 02/06/17 – Sexta-Feira

8 horas às 9 horas
Palestra:
O Emprego Apoiado no Brasil

Palestrante:
Jesus Carlos Delgado Garcia
Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Coordenador de Projetos e Pesquisador Principal do Instituto de Tecnologia Social (ITSBRASIL). Presidente da Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA).

Coordenador: Eduardo Barbosa
Presidente da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais.

9 horas às 12h30min
Mesa:
A Metodologia de Emprego Apoiado para a Pessoa com Deficiência Intelectual.

Coordenadora: Maria do Carmo Menicucci
Coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa/UNIAPAE-MG.

9 horas às 10 horas
Apresentação da Cartilha de orientações sobre o Emprego Apoiado da Rede mineira das APAES.

Palestrante:
Darci Fioravante
Fisioterapeuta (FCMMG), Superintendente da Apae de Belo Horizonte e consultora técnica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e Apae de Pará de Minas.

10 horas às 10h15min
Intervalo

10h15min às 10h45min
Aplicação dos Instrumentos da Cartilha na Apae Pedro Leopoldo.

10h45min às 11h15min
Aplicação dos Instrumentos da Cartilha na Apae Pará De Minas.

11h15min às 11h45min
Aplicação dos Instrumentos da Cartilha na Apae Belo Horizonte.

11h45min às 12h30min
Debate

12h30min às 14 horas
Almoço

14 horas às 16 horas
Mesa:
A inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado formal de trabalho em países da América do Sul.

Coordenador: Sérgio Sampaio Bezerra

14 horas às 14h30min
Panorama da Inclusão no Chile.

Palestrante:
Bernardita López
Mestranda em Integração de Pessoas com Deficiência da Universidade de Salamanca. Integra a equipe da instituição chilena “Avanza Inclusión Socio-Laboral”, que promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

14h30min às 15 horas
Palestra:
Panorama da Inclusão na Argentina.

Palestrante: Liliana Pantano
Doutora em Sociologia e professora pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina e Investigadora Científica do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET) sobre pessoas com deficiência.

15 horas às 15h30min
Palestra:
Panorama da Inclusão no Brasil.

Palestrante:
Maria Nivalda de Carvalho Freitas
Pós-Doutora em Psicologia na University of Greenwich (Inglaterra), com pesquisa sobre estratégias para minimização do preconceito. Professora da Universidade Federal de São João Del-Rei, e Pesquisadora na área de Inclusão no trabalho da pessoa com deficiência.

15h30min às 16 horas
Debate

16 horas às 16h30min
Encerramento

O 2º Colóquio Internacional da APAE será realizado na avenida Professor Mello Cançado, 2.736, bairro Belvedere, em Pará de Minas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3291-6558 e (31) 97122-4391.

 

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!