Grupo antitabagismo ajuda quem quer parar de fumar e Saúde criará mais quatro núcleos em Pará de Minas


No dia 31 de maio será comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada no ano de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e serve como um alerta sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pela divulgação e elaboração do material didático para destacar as informações nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

O fumo tira a vida de quase seis milhões de pessoas por ano. Mais de 600 mil são fumantes passivos, ou seja, aquelas pessoas que não fumam e convivem de perto com fumantes.

Se nenhuma campanha de alerta for realizada, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Os números são muito altos e preocupam as autoridades de saúde.

O cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas. Os fumantes estão mais propensos a desenvolver câncer de laringe, faringe, pulmão e boca, bem como outras doenças como o enfisema pulmonar.

Em Pará de Minas são formados grupos de combate ao tabagismo nas unidades de saúde. O objetivo é promover encontros entre os ex-fumantes e aqueles que estão lutando para vencer o vício.

Juliana Rezende da Fonseca, referência técnica em promoção da saúde, explica que novos grupos serão formados nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Dom Bosco, Serra Verde e Residencial Capanema:


Juliana Rezende da Fonseca
tabagismojulianarezendefonseca1

Ela revela que é grande o número de pessoas que conseguem parar de fumar com a ajuda dos grupos antitabagismo. Trata-se de um grande benefício para os pacientes, as famílias e toda a sociedade:

Juliana Rezende da Fonseca
tabagismojulianarezendefonseca2

Os grupos antitabagismo iniciam com reuniões semanais no primeiro mês. A partir do segundo mês os encontros acontecem a cada 15 dias durante um período de um ano. Em seguida os grupos se reúnem uma vez por mês.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!