Fim da lama e da poeira: asfaltamento beneficia Limas de Pará de Minas, Córrego das Pedras e Aparição
Obras são divididas em dois trechos e devem melhorar deslocamento e escoamento da produção
A Prefeitura de Pará de Minas mantém em andamento a pavimentação da estrada que conecta as comunidades de Limas de Pará de Minas, Córrego das Pedras e Aparição. A intervenção foi organizada em dois contratos e apresenta diferentes níveis de avanço, principalmente em razão das características de drenagem e das estruturas necessárias ao longo dos trajetos.
O primeiro segmento, entre Limas de Pará de Minas e Córrego das Pedras, tem pouco mais de quatro quilômetros e está em estágio mais adiantado. Já o trecho entre Córrego das Pedras e Aparição possui aproximadamente 3,7 quilômetros e exige uma série de intervenções adicionais antes da conclusão.

Primeiro trecho está mais avançado
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, André Lara Amaral, a evolução mais rápida do trecho entre Limas de Pará de Minas e Córrego das Pedras está relacionada à menor necessidade de execução de drenagens profundas. O subleito já recebeu tratamento e grande parte do percurso conta com material de recobrimento.
Em alguns pontos, a estrutura da estrada já passou por etapas que antecedem diretamente a aplicação do pavimento. Segundo o secretário, há trechos com a base preparada e com o tratamento necessário para receber o asfalto.
No segmento seguinte, entre Córrego das Pedras e Aparição, os trabalhos são mais complexos. Além de uma quantidade maior de drenagens profundas, estão previstas quatro passagens, estruturas que ainda serão executadas pela empresa responsável pela obra.

Estrada rural enfrenta problemas históricos
As vias que estão recebendo as intervenções apresentavam condições precárias de circulação. Durante os períodos de chuva, erosões e pontos de atoleiro dificultam o trânsito e prejudicam o deslocamento dos moradores.
Na época de estiagem, a situação se transforma, mas não deixa de causar transtornos. O excesso de poeira provocado pelo tráfego em estradas sem pavimentação afeta a rotina das comunidades e pode contribuir para problemas respiratórios, principalmente entre as crianças.
Com a pavimentação, a expectativa apresentada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura é de mudança significativa nas condições de mobilidade. Além do deslocamento cotidiano das famílias, a melhoria da estrada deverá favorecer o transporte de produtos e a logística ligada às atividades do agronegócio.

Produção rural e imóveis podem ser beneficiados
André Lara Amaral destaca que a pavimentação não representa apenas uma melhoria para quem utiliza as estradas diariamente. Para ele, a nova infraestrutura também deverá facilitar o transporte das mercadorias produzidas na região.

O secretário avalia que as comunidades de Limas de Pará de Minas, Córrego das Pedras e Aparição deverão perceber os efeitos da intervenção em diferentes aspectos, incluindo maior conforto para as famílias e mais eficiência no deslocamento da produção rural.
Outro possível reflexo apontado por Amaral é a valorização dos imóveis localizados na região, associada à melhoria da infraestrutura viária.

Secretaria alerta para aumento da velocidade
Com a evolução da obra, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura também passou a reforçar uma preocupação relacionada à segurança. Segundo André Lara Amaral, a melhoria da pista já está fazendo com que alguns motoristas aumentem a velocidade, mesmo antes da aplicação definitiva do asfalto.
O secretário chama atenção para o fato de que ainda existem trabalhadores e máquinas atuando na estrada. Por isso, ele pede que os condutores respeitem a sinalização provisória e reduzam a velocidade durante a passagem pelos trechos em obras.
A preocupação é maior em pontos com curvas acentuadas, onde a visibilidade pode ser limitada e o motorista nem sempre consegue enxergar o que está depois da curva. A sinalização instalada pela empresa informa a presença de trabalhadores e indica a proximidade das áreas de intervenção.
Amaral reforça que a orientação é dirigida a todos que utilizam a estrada: diminuir a velocidade, dirigir com atenção e considerar a presença das equipes que continuam executando os serviços.
A sinalização definitiva será implantada posteriormente, após a conclusão do pavimento. Ela deverá incluir a demarcação da pista, com faixas indicando a circulação dos veículos, além de placas de sinalização vertical.

Previsão considera período de chuvas
A programação da obra também está condicionada às condições climáticas. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura trabalha com a expectativa de concluir o primeiro trecho antes do período chuvoso, justamente porque essa parte da intervenção já se encontra em estágio mais avançado.
Segundo André Lara Amaral, as chuvas podem reduzir o rendimento das equipes e interferir no andamento dos serviços. Por isso, a intenção é aproveitar as condições favoráveis para avançar na aplicação do pavimento do trecho entre Limas de Pará de Minas e Córrego das Pedras.
Em relação ao segundo segmento, a previsão apresentada é executar pelo menos um quilômetro antes do período mais chuvoso e concluir o restante posteriormente. A estimativa mencionada pelo secretário aponta para a continuidade dos trabalhos após as chuvas, entre fevereiro e março.
Enquanto as obras avançam, a orientação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura é para que motoristas mantenham atenção redobrada, respeitem a sinalização temporária e reduzam a velocidade. A recomendação considera que a estrada continua sendo utilizada pela população ao mesmo tempo em que recebe trabalhadores e equipamentos para a transformação da infraestrutura viária.




Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas



Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


