GRNEWS TV: Casa do Padre Libério pode virar museu e preservar história de fé em Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, o vereador Vinícius Alves de Menezes comentou diversos assuntos ligados à Câmara Municipal de Pará de Minas, obras públicas, saúde, educação e projetos sociais.
Negociações para transformar casa do Padre Libério em um memorial
A possível compra da casa onde viveu Padre Libério Rodrigues Moreira voltou ao centro das discussões em Pará de Minas e pode marcar um dos maiores projetos de preservação histórica e religiosa do município. O vereador Vinícius Alves de Menezes revelou detalhes das negociações para transformar o imóvel em um memorial aberto à comunidade.
Segundo o parlamentar, a intenção é concluir a aquisição da residência ainda neste ano e criar um espaço permanente para preservar objetos, roupas, documentos e lembranças do sacerdote, considerado uma das figuras religiosas mais importantes da história da cidade.
Projeto avança após negociações
Vinícius explicou que inicialmente parte de um recurso destinado pelo deputado estadual Eduardo Azevedo seria usada na compra da casa e na construção de uma quadra de areia no bairro Eldorado. Porém, dificuldades envolvendo documentação atrasaram o andamento do processo.
“Teve um momento em que pensamos em usar o recurso em outras obras importantes, como melhorias em quadras e iluminação esportiva. Mas depois fomos convencidos da importância histórica e cultural da casa do Padre Libério”, afirmou.
O vereador destacou que a secretária de Cultura, Isabel Faria, participou diretamente das conversas para manter o recurso destinado ao imóvel. Segundo ele, a família do religioso já teria sinalizado positivamente para o acordo.
Memorial quer preservar objetos históricos
A proposta prevê transformar a residência em um museu com peças históricas ligadas ao sacerdote. Vinícius contou que muitos moradores ainda guardam roupas, objetos pessoais e lembranças do Padre Libério.
“A gente quer que essas relíquias sejam preservadas. Tem famílias que possuem peças de roupa, bengalas e objetos históricos. Precisamos cuidar disso antes que tudo se perca com o tempo”, ressaltou.
O vereador também revelou que existe a intenção de manter celebrações religiosas no imóvel, respeitando os horários e tradições vividas pelo padre durante sua trajetória em Pará de Minas.
Histórias de humildade emocionam moradores
Durante a entrevista, Vinícius compartilhou relatos da própria família sobre o comportamento simples e solidário do religioso.
“Meu avô contava que um homem rico deu dinheiro ao Padre Libério depois de receber uma bênção. Pouco tempo depois apareceu uma pessoa pobre pedindo ajuda, e ele entregou tudo sem nem conferir o valor. Esse era o desapego dele pelas coisas materiais”, relatou emocionado.
Além do projeto da casa, o vereador também destacou ações da Comissão de Educação da Câmara, como a cobrança pela reforma dos telhados das escolas municipais e melhorias em quadras esportivas do CAIC e da Escola Mércia Chaves.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

