Veja dicas para evitar acidentes com a iluminação de Natal

Parte da tradição natalina, as luzes tipo pisca-pisca enfeitam árvores, sacadas e fachadas de prédios e residências, garantindo o brilho das festas de fim de ano. Contudo, como envolvem instalação elétrica, esse tipo de iluminação requer cuidados específicos para evitar riscos de curtos-circuitos, choques elétricos e até mesmo incêndios.

A maioria dos acidentes causados por eletricidade ocorre dentro de casa e, em geral, é provocada por curtos-circuitos devido à sobrecarga de energia, explica o engenheiro elétrico Carlos Reinaldo Batista Santos, gerente de operações da Indústria Brasileira de Condutores Elétricos (IBRAC). Por isso, ele recomenda não sobrecarregar as tomadas com conectores. “O ideal é conectar diretamente na tomada de energia, evitando o uso de conexões conhecidas como ‘T’ ou réguas de tomadas elétricas”, orienta o especialista.

O cuidado começa logo na compra, verificando se as luzes possuem certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Outro ponto de atenção são as embalagens dos produtos, que precisam conter informações em português, como composição, tensão, corrente, potência e instruções de uso (interno ou externo).

Na hora da instalação, confira as dicas a seguir:

• Evite conectar mais de um pisca-pisca na mesma tomada ou em um único ponto de energia.

• Não utilize adaptadores ou réguas de energia inadequadas, pois além de não terem capacidade de condução de corrente elétrica, podem causar sobrecarga e choques elétricos. O correto é usar equipamentos elétricos que estejam de acordo com as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR).

• Instale as luzes em locais secos, já que a água é um condutor elétrico.

• Se for reutilizar o pisca-pisca de anos anteriores, substitua as lâmpadas queimadas para evitar curtos-circuitos e falhas no funcionamento.

• Antes de realizar a substituição ou iniciar a montagem na sua árvore de Natal ou varanda, certifique-se de que o plugue esteja desconectado da tomada ou o interruptor desligado

• Evite posicionar a árvore enfeitada ou luzes natalinas próximo a cortinas ou materiais inflamáveis.

• Sempre desligue as luzes ao sair do ambiente ou quando não houver ninguém em casa.

Seguindo essas orientações, é possível aproveitar o brilho e a magia do Natal de forma segura e sem preocupações! As informações são da Assessoria de Comunicação da Indústria Brasileira de Condutores Elétricos.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!