Elias Diniz comemora acordo da gigante do comércio eletrônico Shein com a Santanense e prevê benefícios para Pará de Minas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou recebido na quinta-feira (20), ter em São Paulo, uma carta com compromissos da empresa de e-commerce chinesa Shein. No documento, ela se compromete a nacionalizar em um prazo de quatro anos 85% das vendas no Brasil com produtos feitos no país.

De acordo com o ministro também foi firmado outro compromisso de adesão da empresa ao plano de conformidade da Receita Federal. A reunião de quinta-feira (20) teve a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.

Na mesma data, a Springs Global Participações S.A. informou que sua controladora Companhia de Tecidos Norte de Minas (CTNM), de propriedade de Josué Gomes, assinou Memorando de Entendimentos com a Shein, empresa sediada em Singapura, para o estabelecimento de parceria, envolvendo o esforço conjunto para que 2.000 de seus clientes confeccionistas passem a ser fornecedores da Shein para atendimento do mercado doméstico e da América Latina, o financiamento para capital de trabalho, e contrato de exportação de produtos para o lar. A Springs Global também comunicou que manterá o mercado informado sobre os acontecimentos relevantes relacionados ao assunto.

Esse acordo da chinesa Shein beneficia duas empresas do setor têxtil estabelecidas no estado de Minas Gerais, a Coteminas e a Santanense, com foco na produção e também exportação de vários itens.

Para o prefeito Elias Diniz (PSD) esse acordo, que prevê investimentos de R$ 750 milhões em quatro anos, será importante para Pará de Minas, onde está instalada uma das unidades da Companhia de Tecidos Santanense. Além de manter e gerar novos empregos, a parceria com a gigante chinesa também contribuirá para o aumento da arrecadação de impostos e consequentemente do Produto Interno Bruto (PIB) do município:


Elias Diniz
eliassheinsantanense

Shein
A empresa Shein está sediada em Cingapura, mas opera em outros grandes centros importantes da economia mundial como os Estados Unidos. A Shein é uma varejista eletrônica global de moda e estilo de vida comprometida em tornar a beleza da moda acessível a todos.

A Shein atua no e-commerce utilizando tecnologia de fabricação sob demanda para conectar fornecedores à sua cadeia de suprimentos ágil, reduzindo o desperdício de estoque e permitindo o fornecimento de uma variedade de produtos acessíveis a clientes em todo o mundo.

Por meio de seus escritórios globais, a Shein atende clientes em mais de 150 países. Para isso conta com aproximadamente 10 mil funcionários em todo o mundo.

Santanense
A Companhia de Tecidos Santanense tem 130 anos de atuação e uma história de desafios, pioneirismo e sucesso. Dos primeiros 32 teares, em 1891, às atuais unidades industriais que oferecem ao mercado todos os anos mais de 60 milhões de metros lineares de tecidos de alta qualidade. Os últimos anos revelaram uma organização vocacionada para a liderança.

Investimentos foram realizados para aumentar a produtividade e ampliar a linha de produtos. Novas ferramentas de gestão modernizaram os processos gerenciais e permitiram assegurar uma qualidade final capaz de atender às demandas do mercado cada vez mais competitivo.

A capacitação dos profissionais e as inovações técnicas realizadas contribuíram para tornar o ciclo de produção mais ágil, eficaz e preciso, consolidando a empresa como uma das principais de seu segmento. Esta é a Santanense que faz história. Parque industrial renovado. Novos produtos. Atendimento diferenciado para cada cliente. Atenção ao mundo e às transformações sociais, econômicas e culturais.

A Santanense chegou ao século 21 pronta para continuar vestindo consumidores cada vez mais exigentes, dentro e fora do Brasil.

Sua história é definida por uma visão moderna e inovadora, a qual se fortalece por sua inteligência estratégica em antecipar tendências, adequar processos produtivos, realizar mudanças com a necessária antecedência e responder às exigências de uma clientela cada vez mais globalizada.

É uma das poucas empresas nacionais a sobreviver a tantas transformações políticas, econômicas e sociais. Com escritório comercial em Belo Horizonte e unidades industriais em Pará de Minas e Itaúna, todas no Estado de Minas Gerais, tem capacidade instalada para produzir 60 milhões de metros lineares/ano, o que a coloca como uma das líderes do mercado.

Seus produtos voltados para o segmento de moda e para o segmento de roupas profissionais abastecem o mercado brasileiro e internacional. Desde 2004 passa a fazer parte do grupo Coteminas, um dos maiores grupos têxteis do mundo.

Ao aliar experiência e tecnologia, tradição e coragem para inovar a Santanense se credencia a continuar superando os desafios de seu tempo. Mais do que uma palavra de ordem, “inovar” é uma meta que norteia a estratégia de atuação da empresa e orienta sua política de investimentos.

Esta é a Santanense, uma empresa comprometida com a sustentabilidade das relações ambientais e sociais. Comprometida com consumidor final, comprometida com você.

Coteminas
A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas ou CTNM) foi fundada em 1967. Sua primeira fábrica de fiação e tecidos, localizada em Montes Claros, MG, entrou em operação em 1975, e expandiu sua capacidade operacional, através da aquisição da unidade operacional de Natal, RN, na década de 80, e construção de novas fábricas em Campina Grande, PB, e aquisição de ativos operacionais da Artex, localizados em Blumenau, SC, e João Pessoa, PB, na década de 90. A aquisição da marca Artex marcou a entrada da CTNM no segmento de consumo, que realizou, posteriormente, aquisição das marcas Arco-íris e Fantasia, na Argentina.

A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) é uma companhia aberta e opera como holding de empresas têxteis no Brasil e no exterior.

Em 2004 a companhia adquiriu participação relevante na Companhia de Tecidos Santanense, e desde aquela data a companhia incluiu esta controlada em seus balanços consolidados. A Companhia Tecidos Santanense é uma Sociedade aberta que tem por objetivo social a indústria têxtil; atividades afins; confecção e comercialização de produtos do vestuário, inclusive uniformes profissionais; acessórios e equipamentos de proteção individual – EPI, destinados à segurança do trabalho; a exportação e importação de produtos ligados à sua finalidade, podendo participar do capital de outras empresas e adquirir títulos negociáveis no mercado de capitais.

Em 2006, foi concluída a operação de associação dos ativos operacionais relacionados aos negócios de produtos para o lar da Sociedade (CTNM) e da Springs Industries Inc. com a constituição da Springs Global Participações S.A. (Springs Global), que controla a Coteminas S.A. e a Springs Global US, Inc., companhias fechadas operacionais, com sede no Brasil e nos Estados Unidos, respectivamente, e que passaram a concentrar as atividades industriais na área de artigos de cama e banho anteriormente desenvolvido pelas emissoras (CTNM) e pela Springs Industries.

A Springs Industries fornecia aos principais varejistas líderes dos Estados Unidos e do Canadá uma linha completa e coordenada de produtos de alta qualidade para o lar, sob marcas renomadas nos setores de cama, banho e tecidos acabados a metro, ocupando a liderança de participação no mercado varejista na maioria dos segmentos em que atuava.

Essas companhias deram início a uma aliança estratégica em 2001, que culminou no anúncio da associação em outubro de 2005, e foi concluída com a constituição da Springs Global como companhia holding com sede no Brasil, em novembro de 2005. A CTNM e os acionistas da Springs Industries contribuíram com os seus negócios nos segmentos de cama e banho para a constituição da Springs Global.

A partir de 27 de julho de 2007, as ações da Springs Global passaram a ser negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

A criação da Springs Global teve como principais objetivos permitir que (i) combinássemos o baixo custo de produção e as modernas instalações industriais da CTNM no Brasil com os amplos canais de distribuição, marcas renomadas e clientes de relacionamento de longo prazo da Springs Industries na América do Norte; (ii) reduzíssemos o custo de produção mediante a transferência de capacidade produtiva dos Estados Unidos para o Brasil e Argentina e consolidássemos a capacidade de produção nos Estados Unidos apenas para certos produtos e processos de acabamento estratégicos; e (iii) reduzíssemos atividades administrativas em nossa controlada norte-americana e transferíssemos certas atividades de back-office dos Estados Unidos para o Brasil.

A Springs Global acredita ser líder em produtos de cama, mesa e banho nas Américas, sendo detentora de marcas tradicionais e líderes em seus segmentos de atuação, estrategicamente posicionadas de forma a atender eficientemente a clientes de diferentes perfis socioeconômicos.

No Brasil a Springs Global possui licença perpétua da marca Santista firmada com a Santista Têxtil Ltda. para os segmentos de cama, mesa, banho, travesseiros e cortinas, e é proprietária das marcas Artex, MMartan e Casa Moysés.

A primeira é comercializada apenas no atacado, as duas últimas são comercializadas somente no varejo monomarca, e a Artex atende os dois canais de distribuição. Na Argentina, possuímos as marcas Palette, Arco-íris e Fantasia, que são líderes de mercado.

A Springs Global possui produção verticalmente integrada de seus produtos, desde a fiação, passando pela tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia, acabamento e confecção, com plantas no Brasil (nove unidades) e na Argentina (uma unidade).

A partir de 2009, a Springs Global passou a atuar diretamente no varejo monomarcas de cama, mesa e banho no Brasil, através da aquisição da rede de lojas MMartan. Em 2011, houve o lançamento de lojas Artex. Houve o início das franquias Artex em 2015 e, da franquia digital em 2018.

Ao final de 2018, a controlada Springs Global celebrou acordo com a Keeco, empresa americana de produtos moda lar, para combinação de operações da América do Norte. A operação foi concluída em meados de março de 2019, quando a controlada indireta Springs US recebeu US$ 90 milhões em dinheiro e US$ 36 milhões em ações da empresa combinada, Keeco Holdings, LLC, representando uma participação de 17,5% do seu capital social.

A empresa combinada possui portfólio de produtos e marcas líderes nos mercados de cortinas, utility bedding, e decorative bedding, além de carteira diversificada de clientes, incluindo as principais empresas do varejo tradicional e digital do mercado norte-americano.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!