Café da manhã do paraminense fica mais caro devido ao aumento do leite e de outros produtos
O feijão não está sendo o único vilão do bolso das famílias brasileiras. O arroz também começa a subir de preço nas gôndolas de supermercados, assim como diversos produtos hortifrutigranjeiros nos sacolões.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Como se não bastasse, agora o tradicional café com leite também está mais caro. O preço do leite longa vida subiu mais de 18% este ano, até junho, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Já o café registrou uma alta de 9,32%. Quem gosta de adoçar com açúcar cristal, viu o preço saltar 16,29%. No mesmo período, o preço dos alimentos e bebidas avançou 7,30% e a inflação geral, 4,62%.
A reportagem do Portal GRNEWS visitou algumas padarias e lanchonetes de Pará de Minas e acompanhou os efeitos dos reajustes. O servidor público Roberto Oliveira, disse que o Governo Federal deveria controlar mais o mercado e combater os abusos, pois o salário dos trabalhadores está defasado:
Roberto Oliveira
cdmrobertooliveira
O empresário Carlos Antônio Martins Barroca disse que a inflação afeta todos os setores da economia e faz aumentar muito o custo de vida da população. Segundo ele os preços dos gêneros alimentícios vêm registrando altas preocupantes:
Carlos Antônio Martins Barroca
cdmcarlosbarroca
Adriana Ferreira, gerente de Padaria, revela que os reajustes vem assustando os comerciantes e espantando os clientes. Ela explica que a elevação dos preços de produtos essenciais reflete nos sanduíches e no tradicional cafezinho:
Adriana Ferreira
cdmadrianaferreira
O empresário Luiz Carlos Pessamílio explica que o aumento dos preços ocorre devido ao desequilíbrio do clima. O desenvolvimento das pastagens é afetado neste época do ano contribuindo para o aumento no preço do leite. Cita ainda que o clima seco e frio também prejudica a produção de trigo, soja, milho, café, entre outros:
Luiz Carlos Pessamilio
cdmluizpessamilio
Para sobreviver aos constantes reajustes os donos de padarias e lanchonetes afirma ter diminuído suas margens de lucro e estão cortando gastos. Já os clientes trocam as opções mais caras pelas mais baratas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.