Começa a 2ª temporada de vacinação contra o vírus HPV visando prevenir casos de câncer


O Ministério da Saúde lançou a 2ª Temporada de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). São vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas e existem mais de 150 tipos diferentes.

Aproximadamente 40 vírus podem infectar a região genital e provocar cânceres de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais.

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, contrariando o mito de que isso ocorre apenas por relações sexuais. O HPV também pode ser transmitido da mãe para o filho durante o parto.

O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer. Os vírus de tipo 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo, cerca de 70%.

Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos casos de câncer de vagina e 50% dos casos de câncer vulvar. Os cânceres de boca e garganta no mundo chegam a 400 mil casos.

Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Devem ser imunizadas meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

São duas doses, sendo a segunda aplicação 6 meses após a primeira, como informa Érica Regina da Silva, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde:


Érica Regina da Silva
vacinahpvericaregina

As doses da vacina contra o HPV estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica. É importante levar o cartão de vacina para que as doses sejam devidamente registradas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!