Câmara Municipal de Pará de Minas investirá mais de R$ 188 mil na instalação de usina fotovoltaica

A conta de energia elétrica é hoje um dos maiores gastos de uma residência, empresa ou órgão público. Nos locais maiores então, com muitos funcionários, a conta pode ser bem salgada. Pensando nisso, com o objetivo de reduzir custos, a Câmara de Vereadores de Pará de Minas decidiu instalar uma usina fotovoltaica em sua sede.

Na usina os painéis solares produzem energia elétrica que passa por um inversor que converte esta energia em corrente alternada. A eletricidade produzida então passa pela usina que transmite pelas redes de energia e é distribuída para uso.

Câmara Municipal de Pará de Minas/Divulgação

O Portal GRNEWS apurou que a Câmara Municipal publicou o edital de licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela instalação da usina fotovoltaica. Segundo o documento “as despesas com energia elétrica vêm se tornando um dos principais itens de custo da Câmara Municipal de Pará de Minas. Neste sentido, a adoção de medidas de eficiência energética tem se tornado cada vez mais premente, de forma a buscar sua sustentabilidade econômica. Uma das alternativas de melhorar o desempenho energético é buscar o aproveitamento dos potenciais de geração em suas próprias instalações, reduzindo a dependência e o custo relativo a fontes externas de energia.

A usina deve ter potência igual ou superior a 42Kwp, telhado de estrutura metálica, telha trapezoidal galvanizada, garantia mínima de 10 anos e certificação do INMETRO.

No projeto conta a instalação de 104 painéis solares e a empresa deverá concluir a obra até dezembro deste ano.

De acordo com a Planilha Orçamentária, o valor estimado para a contratação é de R$ 188.569,74. A abertura dos envelopes das empresas concorrentes será aberto no dia 12 de maio na sede da Câmara de Vereadores de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!