Pecuaristas paraminenses devem vacinar rebanho contra febre aftosa a partir de 1º de maio

Pecuaristas de Pará de Minas, assim como de todos os municípios do Estado de Minas Gerais devem ficar atentos. A partir desta quarta-feira, 1º de maio, bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é quem coordenada a campanha e estima cerca de 22 milhões de animais a serem vacinados. Na região de Pará de Minas a expectativa é de vacinar um rebanho aproximado de 60 mil bovinos e bubalinos.

Como o Portal GRNEWS já adiantou, este ano a dose da vacina será de 2 ml, antes o animal recebia a dose de 5 ml. Com a novidade a expectativa é reduzir o número de caroços e inchaços causados pelo volume da dose. Além disso, frascos menores ocupam menos espaço e facilitam o transporte pelos produtores.

O IMA alerta quanto aos cuidados em todo o processo. Desde a compra da vacina que deve ser feita em estabelecimento credenciado e a conservação da dose, a temperatura deve ficar entre dois e oito graus. Além disso, a recomendação é de imunizar o rebanho nos horários mais frescos do dia.

O produtor que não vacinar o rebanho poderá pagar multa de R$89,83 por cabeça. Esta imunização é obrigatória e fundamental para que o estado mantenha o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação. Minas Gerais, que tem rebanho aproximado de 22 milhões de animais, tem o status de área livre de aftosa desde 2008 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após vacinar o rebanho, o produtor deve declarar ao IMA até o dia 10 de junho de 2019. Lembrando que a campanha é ate o dia 31 de maio.

O produtor que vacinar não declarar também paga multa. O valor é de R$17,96 por cabeça.

Quem tem 150 ou mais animais deve fazer a declaração pela internet, acessando AQUI. Já quem tem menos que 150 animais pode ir até um escritório do Instituto.

O escritório seccional do IMA em Pará de Minas está localizado dentro do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, na Rua Francisco Cecílio Mendonça, bairro João Paulo II.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!