Vacina contra o vírus HPV está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde de Pará de Minas


O Vírus do Papiloma Humano (HPV) está relacionado com o câncer do colo do útero. Anualmente a doença acomete cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, é a quarta causa de morte em mulheres.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Por este motivo a vacina começou a ser distribuída em 2014 para meninas de 11 a 13 anos. No ano de 2015 a dose passou a ser ofertada para meninas de 9 a 11 anos e em 2016 apenas para as de 9 anos

O medicamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra quatro tipos de HPV. Alguns deles estão relacionados com o câncer do colo do útero, sendo causadores de verrugas genitais.

A aplicação é feita em três doses. A segunda é administrada após seis meses da primeira e a terceira em um prazo de cinco anos após a primeira dose. No caso dos meninos, a imunização foi distribuída no ano passado.

Receberam a dose os garotos de 12 e 13 anos e homens e meninos entre 9 e 26 anos que são portadores do vírus da Aids. Nos jovens de 12 e 13 anos foram aplicadas duas doses, sendo a segunda seis meses após a primeira.

Já o público com HIV receberam as três doses com intervalo de dois a seis meses. Segundo Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, a campanha é feita em Pará de Minas durante todo o ano.

Os alunos que estão nas faixas etárias descritas pelo Ministério da Saúde são imunizados nas escolas. Porém, os pais ou responsáveis podem levar os filhos aos postos de saúde ou a Policlínica Nossa Senhora da Piedade para receberem as doses:


Paulo Duarte
pauloduarte_vacinacao

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas deve promover em meados de 2018 um mutirão de vacinação contra o vírus HPV em todas as unidades de saúde. Sempre é importante manter o cartão atualizado e apresentá-lo para a equipe de imunização.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!