Outubro Rosa alerta mulheres para o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama; doença cresce entre as mais jovens

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que em 2019, 56 em cada 100 mil mulheres, terão câncer de mama no Brasil. A doença é o segundo tipo de câncer que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% dos cânceres. Pra alertar e conscientizar as mulheres, foi instituído o Outubro Rosa, com o intuito de fazer com que todas previnam e realizem o autoexame que é simples e rápido.

Entre os principais sintomas da doença estão o nódulo do seio que é geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou até mesmo parecida com uma casca de laranja; alteração no bico do peito e saída de líquido de um dos mamilos.

Segundo o INCA não há uma causa única para o câncer de mama e vários agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença como envelhecimento, vida reprodutiva da mulher, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente.

A ginecologista e obstetra Caroline Santos Mendonça disse a reportagem do Portal GRNEWS que, felizmente, as mulheres estão mais conscientes e tem aproveitado o mês de outubro para se cuidar e fazer um check-up geral para avaliar a saúde:

Caroline Santos Mendonça
carolinesantosoutrosa1


Antigamente era comum detectar o câncer de mama em mulheres acima dos 50 anos, por isso a maioria dos estados oferece gratuitamente a mamografia a partir desta faixa etária.

Porém a doença vem evoluindo e o número de jovens com a doença tem crescido, com incidência de 5% no número total de casos registrados. A ginecologista faz um alerta a todas as mulheres, inclusive as mais novas:

Caroline Santos Mendonça
carolinesantosoutrosa2

Para Carolina Santos Mendonça a prevenção é a melhor forma de evitar a doença e é preciso manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e fazer exames regularmente:

Caroline Santos Mendonça
carolinesantosoutrosa3

Para fazer o autoexame das mamas é simples. Em pé, pode ser até mesmo durante o banho, levante o braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma, sendo importante usar a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas. É preciso sentir a mama fazendo movimentos circulares, de cima pra baixo. Em seguida repita os movimentos na outra mama.

O exame é bem rápido e caso sinta algo diferente procure seu médico de confiança.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!