Representantes das Forças Armadas e do Ministério da Defesa participam da apresentação do projeto Pará de Minas 4.0


A solenidade de apresentação do projeto Pará de Minas 4.0 foi realizada na noite desta quinta-feira, 27 de setembro. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença de centenas de pessoas.

Autoridades, empresários, profissionais, estudantes e demais cidadãos lotaram as duas galerias do Poder Legislativo para acompanhar as explanações. Todos focados na apresentação das informações sobre a proposta.


O mote 4.0 remete a quarta revolução industrial e pode ser lido como 40, que é o marco de tempo a partir de 2019 até o bicentenário de Pará de Minas que acontecerá no ano de 2059.


A ideia é capacitar e habilitar empresas já existentes, profissionais já formados, requalificar e fomentar startups, incentivar pesquisas, inovação tecnológica para oferece soluções que possam ser transformadas em negócios e parcerias com as Forças Armadas e de Segurança Pública.


A candidatura de Pará de Minas neste projeto visa à construção do Polo de Defesa e Segurança para oferecer o desenvolvimento da base de Defesa Industrial (BID), aproveitando a boa localização do município e seus potenciais de crescimento industrial e tecnológico.


Participaram do evento o prefeito Elias Diniz; o presidente da FIEMG Regional Paulo César Costa; o presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM) José Misael de Almeida; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Nilton Ferreira de Oliveira e o diretor de ensino da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Eduardo França Castro.


Também estiveram presentes o coronel Marcelo Augusto Santos, comandante da 7ª Região da Polícia Militar; o tenente-coronel Paulo José Azevedo, comandante da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar em Pará de Minas e o assessor da presidência do CREA-MG, o engenheiro civil Maurício Fernandes da Costa.

O coronel Edgar Vale Ribeiro, da Força Aérea Brasileira (FAB), vê com bons olhos a intenção de atrair para Pará de Minas a tecnologia no setor de defesa. Ele veio para conhecer o projeto do município:


Edgar Vale Ribeiro
parademinas40coroneledgarvaleribeiro


Durante o encontro o capitão de Mar e Guerra Leonardo José Trindade de Gusmão, representou o Ministério da Defesa. Ele apresentou toda a estrutura das Forças Armadas para o público presente e os investimentos feitos:


Leonardo José Trindade de Gusmão
parademinas40capitaoleonardogusmao1


O paraminense Rodrigo Campos atua como consultor em projetos para a Força Aérea Brasileira há 20 anos e também está engajado na proposta. Ele ressalta que a iniciativa envolve os esforços de várias pessoas e o objetivo é trazer uma indústria de tecnologia de ponta para a região:


Rodrigo Campos
parademinas40rodrigocampos


João Lisboa, vice-presidente de um fundo de investimentos, explica que a indústria de defesa é muito atrativa para os empresários. A expectativa é muito boa e existe a viabilidade de atrair novas indústrias para Pará de Minas:


João Lisboa
parademinas40joaolisboa


O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (AEAPAM) Ildes Pacheco também fez a leitura da Carta Compromisso, que foi assinada pelos componentes da mesa de honra.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!