Idosos conseguem passagem gratuita no Terminal Rodoviário de Pará de Minas sem dificuldades


Após a aprovação e promulgação do Estatuto do Idoso ficou assegurado o direto de viajar gratuitamente de ônibus as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos.

Os bilhetes gratuitos para idosos são válidos para todos os horários de ônibus convencionais. As empresas são obrigadas a reservar dois assentos no ônibus convencional para os beneficiários.

O idoso deve solicitar o bilhete de viagem nos guichês das empresas, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.

Para emitir a passagem gratuita, o idoso precisa comprovar idade e renda. Basta levar qualquer documento de identidade oficial com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista.

Para comprovar renda é necessário apresentar um documento como a Carteira de Trabalho com anotações atualizadas; um contracheque; um carnê de contribuição do INSS, entre outros.

De acordo com José Guimarães Marinho, gerente do Terminal Rodoviário Antônio Epaminondas Marinho em Pará de Minas, todos os idosos que solicitam a passagem gratuita conseguem adquiri-las sem qualquer problema.

O único obstáculo é em relação aos ônibus executivos. Algumas empresas não disponibilizam os carros convencionais e com isso os idosos ficam impossibilitados de ter acesso à gratuidade no transporte:


José Guimarães Marinho
idososjoseguimaraesmarinho1

Se os dois assentos gratuitos do ônibus já tiverem sido reservados para outros idosos, ainda é possível obter um desconto de metade da passagem. O benefício deve ser solicitado com no mínimo 3 horas de antecedência:

José Guimarães Marinho
idososjoseguimaraesmarinho2

Importante ressaltar que somente o idoso pode solicitar a passagem gratuita para as empresas de ônibus. A lei não concede a outra pessoa a prerrogativa de adquirir o bilhete para um amigo ou parente com idade mínima de 60 anos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!