Carnaval de Pará de Minas terá blocos e marchinhas em vários pontos da cidade. Veja a programação

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A prefeitura de Pará de Minas anunciou no dia 9 de Janeiro que não realizaria investimento pesado na realização do Carnaval 2019. A proposta era firmar parcerias com representantes de blocos para realizar a folia com marchinhas.

Um dos motivos é a falta de dinheiro nos cofres do município. O último evento carnavalesco realizado pela prefeitura em Pará de Minas foi na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (MDB) e custou ao município cerca de R$ 500 mil.

Outra razão é que o carnaval de Pará de Minas perdeu o brilho faz muito tempo. A fórmula mista com desfiles de escola de samba e blocos caricatos, seguida de shows populares em espaço público não deu certo.

Enquanto isso o carnaval ganhou notoriedade é vários municípios desta região como Abaeté. E nos últimos anos outro fenômeno tomou conta das ruas de muitas cidades, como Belo Horizonte, onde este ano foram cadastrados 590 blocos para arrastar multidões pelas ruas.

Esse modelo que deu certo em tantos lugares será testado este ano em Pará de Minas com desfiles de blocos tocando marchinhas em vários pontos da cidade com o objetivo de reunir os paraminenses dispostos a brincar o carnaval.

O secretário municipal de Cultura e Comunicação Institucional Paulo Duarte reafirmou nesta quarta-feira, 23 de Janeiro, que a prefeitura pretende mudar a cultura do carnaval em Pará de Minas a partir da folia deste ano:

Paulo Duarte
pauloduartecarnaval1a

Acrescenta que ainda não tem um número exato sobre gastos, mas o investimento do município será muito baixo com este apoio institucional para que as pessoas realizem os eventos carnavalescos. A prefeitura deve ajudar na realização do projeto, principalmente com a divulgação:

Paulo Duarte
pauloduartecarnaval2a

O representante do Bloco da Liga Daniel Gouveia é um dos organizadores desse carnaval com marchinhas pelas ruas da cidade. Ele diz que o projeto surgiu no ano passado com o objetivo de atrair os paraminenses para brincar o carnaval, sem a necessidade de sair do município para se divertir.

A partir do esboço do projeto ele reuniu alguns apoiadores que compraram a ideia e também recebeu o apoio da prefeitura para realizar esse carnaval que já foi tradicional em outras épocas, mas que em 2019 será diferente para os paraminenses:

Daniel Gouveia
danielgouveiacarnaval1a

A foliã Marta Auxiliadora dos Santos, uma das carnavalescas mais tradicionais de Pará de Minas, gostou muito da proposta de mudar o carnaval com os desfiles dos blocos agitando todo mundo as marchinhas:

Marta Auxiliadora dos Santos
martacarnaval1a

A programação dos eventos a serem realizados em Pará de Minas nos dias de carnaval, que em 2019 deve ocorrer entre 1º e 5 de março, foi divulgada nesta quarta (23).

Veja a programação completa

Pré-Carnaval

09/02 – Sábado – Praça Torquato de Almeida

18 horas – Oficina de Percussão

20 horas – Bloco da Liga

23/02 – Sábado – Praça Torquato de Almeida

18 horas – Bloco da Liga

20 horas – Bloco da Lira

Carnaval

01/03 – Sexta-feira – Praça Torquato de Almeida

18 horas – Bloco dos Fios Brancos

20 horas – Bloco da Liga

02/03 – Sábado – Praça Torquato de Almeida

18 horas – Bloco do Uirapirô

20 horas – Bloco da Liga

03/03 – Domingo – Praça São Luiz

18 horas – Oficina de Percussão

20 horas – Bloco da Liga

04/03 – Segunda-feira – Rua Antônio Carlos

18 horas – Bloco da Lira

20 horas – Bloco da Liga

05/03 – Terça-feira – Rua Nova Serrana

18 horas – Bloco da Liga

20 horas – Bloco Haja Amor

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!