Campanha começa nesta segunda e pretende vacinar 20 mil paraminenses contra a gripe


Com as baixas nas temperaturas existe a necessidade de fortalecer o sistema imunológico contra gripes e infecções. Por isso o Ministério da Saúde lançará mais uma campanha de vacinação contra o vírus influenza.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em Minas Gerais a Secretaria de Estado de Saúde lançou a campanha com o tema: “Pra enfrentar a gripe, vacine-se”. Ela se estenderá até o dia 1º de junho e o objetivo é imunizar 5.034.284 pessoas.

Segundo estudos, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em aproximadamente 50% nas doenças relacionadas à influenza.

A prevenção da transmissão da gripe também inclui a lavagem correta e frequente das mãos. As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) contra os vírus são seguras e eficazes.

São vírus inativados, fracionados e purificados. Quem tomar a vacina não ficará gripado. Em alguns casos raros ocorre um leve mal estar que é passageiro e não interfere na rotina do cotidiano.

A dose distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três principais tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, o Influenza A H1N1 e H3N2 e o Influenza B.

O dia D da vacinação será no dia 12 de maio, das 8h às 17h. Nos demais dias as salas de vacinações da Policlínica e dos postos de saúde de Pará de Minas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

De acordo com Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas, o objetivo é reduzir as complicações, internações e até a mortalidade provocada pelos diferentes tipos de vírus. A dose será aplicada inicialmente nos trabalhadores da área da saúde, a partir desta segunda-feira, 23 de abril:


Érica Regina da Silva
vacinacaocontraagripeericareginasilva1

As vacinas serão encaminhadas para o município em pequenas quantidades e por isso é importante procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. A previsão é imunizar 20 mil paraminenses este ano:

Érica Regina da Silva
vacinacaocontraagripeericareginasilva2

No ano passado houve 300 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave por influenza em Minas Gerais. Desses, 50 evoluíram para o óbito. A maioria das mortes foi por causa do vírus influenza A/H3.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!