Morte que pode ter sido causada por febre chikungunya em Sete Lagoas está sendo investigada

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que as notificações de casos de dengue, zika e febre chikungunya são lançadas pelos municípios no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Os óbitos em investigação devem ser notificados em até sete dias.

Diferente do que foi divulgado no Boletim Epidemiológico das Arboviroses do dia 15 de janeiro de 2024, o óbito por chikungunya no município de Sete Lagoas ainda está em investigação e não foi confirmado. Os óbitos com suspeita de arboviroses têm 60 dias, a partir da data de notificação, para serem investigados e encerrados, podendo a conclusão ser alterada neste período.

Os dados de incidência de dengue, zika e chikungunya no estado estão disponíveis no Painel Arboviroses – Vigilância Epidemiológica. Nele, é possível filtrar o número de casos por ano, semana epidemiológica, Macrorregião de Saúde, Microrregião de Saúde, Unidade Regional de Saúde e município. O painel está sendo atualizado duas vezes por semana neste período sazonal das doenças.

Em 2024, até 18/01, há notificações no Painel de 10 óbitos em investigação por dengue e três óbitos em investigação por chikungunya. Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais de Minas Gerais.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!