Secretaria de Estado de Segurança Pública já autorizou início das obras da nova penitenciária de Pará de Minas

Desde a noite de terça-feira (20) o assunto em Pará de Minas é um só: a construção de uma nova penitenciária na cidade. Logo na manhã de quarta-feira (21) muita gente começou a se manifestar a respeito da obra que os paraminenses desconheciam.

Nas redes sociais as opiniões se divergem quanto a esta construção. Alguns, favoráveis à obra que terá capacidade para 600 detentos, por causa da geração de empregos.

Outros totalmente contra a construção. A maioria justifica pelos problemas que envolvem a vinda dos familiares destes detentos para a cidade e impacta principalmente na falta de empregos e em maior investimento do poder público nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Líderes políticos já começaram o dia se manifestando quanto à possível construção. É que durante boa parte da manhã ninguém sabia se a obra era mesmo realidade ou não se passava de mais uma fake news.

Por volta das 11 horas a construção se tornou realidade. É que foi divulgada a ata da reunião entre Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e representantes da mineradora Vale. O Portal GRNEWS teve acesso à ata do encontro que aconteceu na segunda-feira, 19 de agosto, na sede da Secretaria, no Edifício Minas em Belo Horizonte.

Participaram da reunião o secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública Gustavo Henrique Wykrota Tostes e a assessora de Gabinete Raiane Cardoso de Souza; representantes da Diretoria de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP); procuradores do Ministério Público de Minas Gerais; representantes da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar; o prefeito de Itabira Ronaldo Lage Magalhães e o procurador-geral daquela cidade; e representantes da Vale, como diretores e advogados.

O encontro começou com a discussão a respeito da Fazenda Palestina que fica na zona rural de Itabira e é onde será construída a nova penitenciária, com capacidade para 1.200 presos.

Já sobre Pará de Minas ficou definido na reunião que o Estado doará um terreno para que a nova penitenciária com capacidade para 600 indivíduos privados de liberdade seja construída. O endereço citado é a Estrada dos Costas, s/n, bairro João Paulo II, onde já está instalado o Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo.

O cronograma inicial prevê a conclusão das obras em Pará de Minas em 18 meses após o início do processo. A primeira etapa é a análise da topografia do terreno da unidade de Pará de Minas onde já foi solicitada autorização da Secretaria para iniciar este estudo topográfico. Ainda durante a reunião a autorização foi concedida e a diretoria do Complexo Doutor Pio Canedo foi informada do início dos trabalhos nos próximos dias. A equipe de engenharia da Vale é quem ficará responsável pelo projeto topográfico.

No próximo dia 2 de setembro uma nova reunião acontecerá para validar o Termo de Compromisso da Vale para construir as novas duas penitenciárias.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!