Advogada diz que lei estadual obrigando síndicos a denunciar violência doméstica e familiar em condomínios pode ajudar

As mulheres vítimas de violência doméstica têm agora mais um aliado. A lei estadual nº 23.643 obriga responsáveis pela administração de condomínios residenciais a comunicarem ocorrências de violência doméstica.

Se a violência ocorrer em qualquer dependência do condomínio, o sindico é responsável por comunicar às polícias Civil ou Militar, e não apenas no caso das mulheres serem vítimas. A lei obriga a comunicação também para violência familiar contra crianças, adolescentes e idosos.

Ao acionar um dos órgãos, o responsável deverá fornecer informações que permitam a identificação tanto da vítima como do autor. O condomínio também deverá afixar nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados que informem e incentivem as denúncias.

Sobre esta lei o Portal GRNEWS ouviu a advogada especialista em Direito da Família Janine Batista Lemos. Ela ressalta que o isolamento social fez aumentar o número de ocorrências de violência doméstica e familiar em todo o país e esta nova lei pode ajudar nas denúncias:


Janine Batista Lemos
janinebatistasinddenuncia1

As denúncias podem ser feitas no 190 caso ouça gritos e sinais de briga, no 192 para urgências médicas, 180 para denuncias violência doméstica e 100 quando a violência for contra crianças e adolescentes.

Mais uma vez a advogada pede a todos que denunciem caso saibam ou presenciem algum tipo de agressão:

Janine Batista Lemos
janinebatistasinddenuncia2

O Ligue 180 é o serviço especializado de atendimento nos casos de violência doméstica ou familiar. A ligação para este número é gratuita e confidencial, preservando o anonimato. Os profissionais que atendem as ligações recebem denúncias, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e ainda as orientam sobre direitos e legislação vigente. O número fica disponível 24 horas por dia

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!