Fórum Regional da Apae discute construção da cidadania da pessoa com deficiência


Desde março deste ano as APAES do estado de Minas Gerais estão promovendo os Fóruns Locais de Autogestão, Autodefensoria e Família. O evento tem o tema: “A Cidadania da Pessoa com Deficiência Intelectual no Município”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

São realizadas discussões com profissionais, pessoas com deficiência e famílias da entidade, além de gestores municipais. A partir daí são escolhidos os representantes de cada APAE para o Fórum Regional.


Os Fóruns Regionais tiveram início na cidade de Uberaba, com os Conselhos Regionais Triângulo Mineiro I e II. A etapa Regional tem como tema “A Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência”.

O objetivo do fórum é proporcionar reflexões, discussões, participação e empoderamento daqueles que compõem as APAES do Conselho Regional. Entre esses estão: pessoas com deficiência intelectual, familiares e gestores.


Nesta segunda-feira, 18 de junho, foi realizado um Fórum Regional no auditório da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM). Membros do movimento apaeano, familiares, e autoridades estiveram presentes.

O superintendente voluntário da Federação das APAES de Minas Gerais (FEAPAES-MG) o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB), ministrou a palestra “O que é cidadania? Direitos civis, políticos e sociais”.


Uma das grandes lideranças da região que trabalha em prol da causa dos portadores de deficiência há muitos anos, destacou a importância do evento que está sendo realizado em todo o estado:


Eduardo Barbosa
forumdaapaeeduardobarbosa

De acordo com Georgia Estefânia Duarte Chaves Mendonça, presidente da APAE de Itaúna e conselheira regional das APAES Centro-Oeste 2, sempre é importante parar para refletir no papel de cada um no apoio aos portadores de deficiência para garantir que os direitos deles sejam respeitados:


Georgia Estefânia Duarte Chaves Mendonça
forumdaapaegeorgiaestefania

Os encontros regionais vão até julho deste ano e abrangerão todas as regiões do estado e os respectivos conselhos. Os Fóruns Regionais culminarão no “IV Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família”, que acontecerá em setembro de 2019.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!