Pará de Minas investiga dois casos suspeitos e pode ampliar horário das UBS’s para vacinação contra sarampo

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) indica que Minas Gerais já registrou 489 casos suspeitos de sarampo em 135 municípios. Destes, 18 estão confirmados. Na região de Pará de Minas também há casos em investigação pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

O município também teve dois registros e um está descartado. Mas na tarde de segunda-feira, 16 de setembro, chegou ao Hospital Nossa Senhora da Conceição uma paciente de um ano e dois meses com suspeita de sarampo.

A garotinha é de Igaratinga, foi atendida na Policlínica da cidade e veio a Pará de Minas para se tratar na instituição de saúde. Ela está em uma área isolada, sem contato com outros pacientes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte, exames estão sendo realizados pela equipe médica para dar o diagnostico preciso sobre a doença que acomete esta criança:

Paulo Duarte
pauloduartesarampo171

Assim como na suspeita de sarampo em Pará de Minas, o prazo é de em média 15 dias para saber o resultado do exame de sangue. Enquanto isso, os pacientes ficam em áreas isoladas para evitar contaminar outras pessoas caso tenham a doença:

Paulo Duarte
pauloduartesarampo172

Como a única forma de prevenção ao sarampo é a vacinação, no sábado (14) a Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade ficou aberta em horário especial para imunizar os paraminenses que ainda não receberam as duas doses da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde se surpreendeu com dois pontos: as crianças estão com a vacinação em dia e em contrapartida os adultos estão correndo riscos:

Paulo Duarte
pauloduartesarampo173

A Secretaria planeja abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horário especial durante a semana para que todos os adultos e até mesmo as crianças possam se imunizar. Ao sair do trabalho eles podem passar na UBS mais perto de casa e assim manter o cartão de vacina sempre em dia.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!