Crianças não devem ficar mais de uma hora por dia em frente às telas e limite também deve ser estendido aos pais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente um guia que deixou muitos pais preocupados. Crianças até cinco anos não devem assistir televisão ou vídeos no celular, computador e tablet mais de uma hora por dia.

De acordo com a OMS crianças menores de um ano não deve ser expostas às telas e de dois a cinco anos o tempo não pode ultrapassar 60 minutos diários. Com isso haverá adultos mais saudáveis no futuro.

Outra recomendação da Organização é que as crianças devem ter o tempo dividido entre exercitar e dormir, assim conseguirá desenvolver hábitos saudáveis combatendo inclusive a obesidade. É que o peso excessivo leva a mortes prematuras decorrentes de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e câncer. Atualmente um de cada três adultos está obeso ou acima do peso, segundo a OMS.

O assunto envolvendo o excesso de tempo ou vício de crianças e adolescentes com as telas gera discussões há algum tempo. Com a recomendação da OMS deve se intensificar ainda mais.

A reportagem do Portal GRNEWS conversou sobre tema com a psicóloga Marina Saraiva, que falou sobre os problemas que envolvem o tempo exagerado em frente às telas. E faz um alerta: o limite deve ser imposto também para os pais:


Marina Saraiva
marinacelular1

A psicóloga explica que a criança em frente às telas perde certos desenvolvimentos que teria se brincasse e se relacionasse com outras pessoas. Ressalta que a criança deve ser estimulada ao máximo:

Marina Saraiva
marinacelular2

As perdas para a criança são grandes segundo Marina Saraiva e ela garante: ter contato com outras pessoas faz bem à saúde mental e intelectual:

Marina Saraiva
marinacelular3

Os problemas envolvendo o uso exacerbado de eletrônicos desde criança serão visíveis a curto, médio e longo prazo. Por isso segundo a psicóloga é preciso diminuir o tempo o quanto antes:

Marina Saraiva
marinacelular4

De acordo com a OMS bebês menores de um ano devem ter brincadeiras interativas no chão. Eles também não devem permanecer contidos e com os movimentos restritos por mais de uma hora seguida, como em carrinhos de bebê, cadeiras altas ou nas costas de um cuidador. Em momentos sem atividades o ideal é que ele ouça histórias.

As crianças de um a dois anos de idade devem passar pelo menos três horas em atividade por dia. Não é recomendado ficar sentado por mais de uma hora seguida e também não é sugerido uso de telas até os dois anos. A partir dessa idade, o recomendável é uma hora por dia. Crianças nessa idade devem ter de 11 a 14 horas de sono de boa qualidade.

Já os pequenos com três e quatro anos também devem praticar exercícios por três horas diárias, proibido também o uso por mais de uma hora de tv, computador ou celular e o recomendado é que durmam de 10 a 13 horas por dia.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!