Comitê diz que Vale não cumpre prazos e traça novo plano, apesar das ausências do prefeito, promotor e Águas de Pará de Minas

Desde a tragédia provocada pelo rompimento de barragem da mineradora Vela S.A. em Brumadinho no dia 25 de janeiro deste ano, que Pará de Minas, uma das cidades afetadas, vem cobrando ações para minimizar os impactos. É que o município era abastecido pelo Rio Paraopeba que foi contaminado pelos rejeitos de lama.

Para tentar resolver estas questões foi criado no dia 1º de fevereiro o Comitê de Gestão e Avaliação de Resposta ao Desastre com a participação de vários órgãos e entidades do município. Juntos, eles têm cobrado respostas e ações da Vale e atuado junto às esferas estadual e federal para que o crime ambiental não fique impune e a mineradora responsável pague pelos danos causados.

Desde a criação, eles se reúnem mensalmente para traçar estratégias, discutir novas ações e planos de comunicação.

O Comitê se reuniu mais uma vez na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (AEAPAM). Participaram membros da sociedade civil organizada que juntos elaboraram um plano de ação para cobrar ações rápidas da Vale, como disse o coordenador José Hermano de Oliveira Franco:


José Hermano de Oliveira Franco
josehermanoreuniao16091

O coordenador também está preocupado quanto às obras que a Vale prometeu mas ainda não as executou, como é o caso da adutora que trará água do Rio Pará até a Estação de Tratamento de Água no bairro Nossa Senhora das Graças. É que um órgão fala que já recebeu o projeto básico, mas o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) garante que nada foi apresentado:

José Hermano de Oliveira Franco
josehermanoreuniao16092


As ausências notadas na reunião foram do prefeito Elias Diniz (PSD), de representantes da concessionária Águas de Pará de Minas e do promotor Delano Azevedo Rodrigues que representa o MPMG no Comitê. José Hermano lamenta a falta deles para discutir o assunto que é extremamente importante para Pará de Minas:

José Hermano de Oliveira Franco
josehermanoreuniao16093

O novo encontro dos membros do Comitê deve acontecer no dia 26 de setembro e a expectativa é que o plano de ação já esteja pronto e seja apresentado a todos os órgãos e entidades.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!