Projeto prevê distribuição gratuita de absorventes higiênicos a mulheres paraminenses de baixa renda

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Pobreza menstrual é o nome dado à falta de acesso a absorvente higiênico no Brasil. Segundo pesquisas feitas no país, 26% das mulheres não tem dinheiro para cobrar o absorvente e a situação piorou com a pandemia do novo coronavírus.

O item de higiene básica feminina é considerado por muitos um artigo de luxo, afinal, nem toda família tem dinheiro para comprar pacotes de absorvente, que dependendo da marca e modelo pode chegar a custar R$ 16 cada um. Quase sempre é preciso comprar dois e aí são R$ 32 por mês para cada mulher. Em uma família de baixa renda, este valor é usado na alimentação, por exemplo.

Basta pesquisar rapidamente na internet que é possível ver relatos de mulheres que usam outros produtos já que não conseguem comprar o absorvente: de pedaços de pano, a papelão e até miolo de pão.

Diante da situação, vivida também por muitas mulheres paraminenses, a vereadora Irene Melo Franco (PSB) protocolou um projeto de lei que prevê distribuir gratuitamente absorvente higiênico às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Além de dar mais dignidade a estas mulheres, haverá ainda impacto na saúde já que diminuirá o número de mulheres atendidas com infecções, afinal elas usam outros materiais no lugar do absorvente. Outra redução será na evasão escolar pois muitas adolescentes deixar de ir à escola por não ter o item:


Irene Melo Franco

ireneabsorv1

Irene Melo Franco acredita que esta distribuição vai ajudar a recuperar a dignidade e auto estima de muitas mulheres. O projeto prevê a distribuição e ficará a cargo do Executivo, caso seja aprovado, como eles serão entregues às mulheres:

Irene Melo Franco
ireneabsorv2

O projeto foi protocolado nesta semana e deve passar pelas comissões antes de ir à votação pelos vereadores.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!