Saúde muda sistema e cria novos pontos para distribuir medicamentos nos bairros e na zona rural


A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas está implantando um novo sistema para a entrega dos medicamentos da Farmácia Básica. O objetivo é facilitar o acesso dos pacientes aos remédios.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


O gerenciamento é feito por um sistema informatizado disponibilizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Ele possibilita o monitoramento de todo o estoque, as prescrições e os locais onde os medicamentos foram entregues.


Até agora a distribuição é realizada diariamente apenas na Farmácia de Atenção Básica á Saúde ou Farmacinha. Agora alguns postos de saúde estarão prestando o serviço para dar celeridade a chegada dos remédios aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


Os medicamentos serão distribuídos diariamente nos locais onde funcionam o Programa de Saúde da Família (PSF) dos bairros Santos Dumont, Providência, JK, Dom Bosco e Prefeito Walter Martins, além da Farmácia de Atenção Básica á Saúde instalada no Centro de Serviços Urbanos (CENSU), localizado na praça Torquato de Almeida, Centro.


De acordo com Daniele da Silva Ramos, responsável pela Farmácia de Atenção Básica á Saúde, as doses dos medicamentos serão enviadas aos pontos de distribuição. Dessa forma será possível fornecer todas as orientações necessárias aos pacientes:


Daniele da Silva Ramos
medicamentosdanielesilvaramos1

O Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) será uma importante ferramenta neste processo. Apenas a insulina continuará sendo armazenada na Farmacinha, no Centro:

Daniele da Silva Ramos
medicamentosdanielesilvaramos2

Ana Carolina Campolina Santos, coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), explica que o órgão conta com quatro farmacêuticos auxiliarão neste novo modelo de distribuição dos medicamentos:


Ana Carolina Campolina Santos
medicamentosanacarolina

O ponto de distribuição do bairro Dom Bosco ficará fechado apenas na quarta-feira e outro da Providência na sexta-feira. Nesses dias da semana, os farmacêuticos realizarão a distribuição de medicamentos nos postos de saúde dos distritos de Torneiros e Tavares de Minas, zona rural de Pará de Minas.

O novo sistema de distribuição de descentralizada medicamentos será implantado em Pará de Minas a partir de segunda-feira, 19 de março.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!