PROCON destaca avanços nas relações entre fornecedores e clientes no Dia Mundial do Consumidor


Instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor visa dar proteção aos interesses dos clientes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No ano de 1985 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor. A medida legitimou a data que começou com os norte-americanos.

No Brasil os direitos do consumidor estão protegidos pela Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990. Porém, ela entrou em vigor somente no dia 11 de março do ano seguinte.

Com o advento do Código do Direito do Consumidor (CDC) foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em praticamente todos os municípios brasileiros.

De acordo com Bruno Soares de Souza, coordenador do PROCON de Pará de Minas, a legislação que regulamenta as relações de consumo trouxe muitos avanços. Porém, muitas pessoas não exigem seus direitos:


Bruno Soares de Souza
diadoconsumidorbrunosoares1

O órgão também trabalha orientando os fornecedores com informações relacionadas ao cumprimento da legislação. Alguns detalhes do CDC ainda podem ser melhorados para que as partes envolvidas sejam beneficiadas:

Bruno Soares de Souza
diadoconsumidorbrunosoares2

Nesta quinta-feira, 15 de março, muitas redes de lojas realizam promoções para comemorar a data. O mercado do varejo está buscando transformar esta data em outra Black Friday para alavancar as vendas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!