Exposição no MUSPAM retrata o amor à moda antiga e a origem do ritual do casamento


O Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM) abre as portas para o público na terça-feira, 15 de maio, às 20 horas, quando será aberta a exposição “Amor à moda antiga: a origem do ritual do casamento”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


A data foi escolhida para mostrar os objetos que envolvem os casamentos porque maio é considerado o mês das noivas e também uma alusão as comemorações do Dia das Mães.

Os visitantes poderão observar na mostra diversas fotos, roupas, calçados e muitas informações curiosas sobre os costumes que foram desenvolvidos pelos noivos ao longo dos anos. Uma oportunidade de enriquecimento cultural.


Os levantamentos dos dados e o recolhimento do acervo para montagem da exposição demandaram muito esforço por parte da equipe do museu. Contudo, o resultado final foi surpreendente para todos os envolvidos.

De acordo com Ana Maria Campos, gerente do MUSPAM, a exposição surgiu há muitos anos por causa dos vários convites de casamentos. O que faltava era o acervo e por isso a população apoio doando fotos, convites, álbuns e até ternos e vestidos de noivas:


Ana Maria Campos
exposicaocasasmentoanamaria1

Durante a pesquisa para a formatação da exposição foram descobertos os significados dos rituais envolvendo o casamento. Um deles é o motivo de predominar a cor branca nos vestidos das noivas:

Ana Maria Campos
exposicaocasasmentoanamaria2


A exposição estará aberta a visitação pública até o final do mês de junho. O MUSPAM funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na rua Manoel Batista, 51, Centro. Agendamento de visitas monitoradas deve ser feito através do telefone (37) 3231-7790.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!