Como ajudar moradores de rua e usuários de drogas? A pergunta segue sem resposta em Pará de Minas
Representantes de entidades e do poder público se reuniram na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 13 de abril.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Em pauta os problemas provocados por moradores de rua e usuários de drogas em Pará de Minas. Alguns comerciantes reivindicam providências porque os pedintes intimidam clientes e solicitam dinheiro.
Como todos os cidadãos tem o direito de ir e vir assegurados pela Constituição Federal, lei máxima do país, é preciso estudar a melhor estratégia para abordar essas pessoas e ajuda-las a mudar de vida de forma humana e digna.
Também é preciso levar em conta que a maioria deles dispensa qualquer ajuda e preferem continuar nas ruas sem regras.
As equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) trabalham para tentar minimizar os problemas provocados pelos moradores de rua em Pará de Minas. Mas o esforço não é suficiente.
O vereador Rodrigo Varela Franco (PSD) apresentou um requerimento na Câmara Municipal pedindo a realização de audiência pública para discutir soluções para essa demanda da população.
Ele ressalta que os andarilhos e usuários de drogas precisam de ajuda e não podem ser excluídos pela sociedade. Por isso ele conclama os paramineses para participarem da audiência pública que será realizada em breve:
Rodrigo Varela Franco
audienciamoradoresderuarodrigovarela1
A reunião solicitada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento foi o pontapé inicial das discussões. Participaram representantes de entidades, da Polícia Militar e do poder público.
A expectativa é de que um plano de ação seja elaborado e executado em curto prazo para que a devida assistência seja dada a essas pessoas em situação de vulnerabilidade social:
Rodrigo Varela Franco
audienciamoradoresderuarodrigovarela2
A data da audiência pública sobre os moradores de rua e usuários de drogas na Câmara Municipal de Pará de Minas ainda será definida. A expectativa é de que um bom público compareça e participe.
É importante destacar que a maioria das audiências públicas realizadas em Pará de Minas para tratar de temas diversos só resultaram em promessas e nenhum efeito prático. Poderiam ser listadas aqui um monte de promessas resultantes de audiências públicas e nada de concreto após muitos anos.
Nestas ocasiões os políticos se reúnem prometem muitas soluções, concedem entrevistas, aproveitam os minutos de visibilidade e depois nada daquilo tratado sai do papel. Cai tudo no esquecimento. E no caso dos moradores de rua a população de Pará de Minas cobra soluções rápidas e eficazes e não quer saber de mais promessas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.