Paraminenses encaram muita lama em busca de peixes na lagoa do bairro Eldorado


Esta semana começou o trabalho de esgotamento da lagoa que fica entre os bairros Eldorado e Recanto da Lagoa, em Pará de Minas. A intervenção é fruto de uma parceria entre a prefeitura, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Associação Amigos do Meio Ambiente (Ama Pangeia) e Águas de Pará de Minas.


Após o esgotamento da água será feito o desassoreamento da lagoa. Está sendo feito um estudo para que a argila retirada do fundo do manancial seja reaproveitada, gerando mais um ganho para o meio ambiente.


No passado foi executada uma limpeza das margens e retirada de taboas. Um projeto de revitalização foi elaborado e contempla também a construção de uma pista de caminhada, instalação de equipamentos de academia ao ar livre, playground e teatro aberto.


Durante o processo de esvaziamento da lagoa foi liberada a pesca dos peixes para a população. Algumas pessoas chegaram cedo nesta quinta (12) para conseguir um bom volume de pescado e garantir a carne fresca.


Com o baixo nível da água a lama dificultou a pesca para alguns. Adão da Cruz esteve no local e enfrentou todos obstáculos para retirar os peixes. Ele já tinha conseguido pescar duas tilápias e continuava a procura de mais exemplares:


Adão da Cruz
pescanalagoaeldoradoadaodacruz


Eloísio de Morais Alves revela que na quarta-feira (11) foi retirada uma grande quantidade de peixes da lagoa. Alguns moradores saíram satisfeitos, pois fizeram uma verdadeira festa com o pescado:


Eloísio de Morais Alves
pescanalagoaeldoradoeloisiomorais


Odair Alves Diniz explica que os peixes estavam atolados na argila foram retirados com sacrifício. Mesmo assim valia todo o esforço necessário para garantir o tira-gosto com uma carne de qualidade:


Odair Alves Diniz
pescanalagoaeldoradoodairalvesdiniz


Olavo Antônio Leão Filho contou que é filho de pescador e estava muito contente com a retirada dos peixes. Segundo ele, as obras de revitalização farão com que a localidade fique mais bela que o Parque do Bariri:


Olavo Antônio Leão Filho
pescanalagoaeldoradoolavoantonioleao


O prefeito Elias Diniz (PSD) informou que os investimentos nas obras no entorno da lagoa custarão cerca de R$ 540 mil. Os custos serão pagos através de parcerias com entidades e a Concessionária Águas de Pará de Minas.



Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!