Exames de Mamografia são realizados em unidade móvel instalada na praça Torquato de Almeida


Um caminhão da Secretaria de Estado da Saúde está em Pará de Minas desde o dia 27 de abril para atender a demanda reprimida de exames de mamografia para as mulheres de 50 a 69 anos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A vinda da unidade móvel foi graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura de Pará de Minas e o Governo do Estado. O procedimento é preventivo ao câncer de mama.
O veículo adaptado com o aparelho de mamógrafo estava no Parque do Bariri, no bairro São José, e foi transferido para a praça Torquato de Almeida, no Centro. A expectativa é realizar até o dia 2 junho mais de mil exames.

Estão sendo realizados 50 atendimentos por dia. A Secretaria Municipal de Saúde deseja zerar a fila de espera por mamografias através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também poderão ser atendidas cerca de 100 mulheres fora da faixa etária, mas que apresentem justificativa médica por problemas preexistentes ou histórico familiar de câncer.

O agendamento dos exames é feito pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O órgão está ligando para todas as mulheres. Todas as pacientes saem com a imagem da mamografia em mãos e o laudo será entregue em até 30 dias.

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Lazer e Turismo e interino da Saúde, a unidade móvel ficará na área central, facilitando o acesso das mulheres que buscam atendimento, conforme a programação definida:


Paulo Duarte
mamografiaspauloduarte1

Ele afirma que a fila de espera das mamografias está andando a contento e a meta é realizar no mínimo mil exames. Já foi feito o pedido de ampliação do período de permanência da unidade móvel em Pará de Minas para a realização de mamografias:

Paulo Duarte
mamografiaspauloduarte2

Também está sendo providenciada a instalação do mamógrafo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (CISPARÁ) no Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira. Com isso as demandas de exames serão praticamente zeradas:

Paulo Duarte
mamografiaspauloduarte3

Outra novidade é que todas as mulheres que passarem pela praça Torquato de Almeida poderão utilizar os serviços da Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado, que funciona nas dependências da Casa da Cultura. Esta foi a maneira encontrada pela Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Lazer e Turismo para incentivar à leitura.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!