ECA em Movimento discute oportunidades de reinserção de menores infratores na sociedade


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nesta quinta-feira, 11 de maio, a 7ª edição do ECA em Movimento. Durante o evento foram discutidas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado em 1990 e foi considerado um grande avanço. A lei estabelece normas que devem ser aplicadas aos jovens, especialmente os que cometem infrações.

Com o aumento da criminalidade, principalmente com a participação de menores de 18 anos, muitas pessoas clamam por um sistema mais rigoroso e capaz de acabar com a sensação de impunidade que impera no Brasil.

No entanto, esta não é a visão de Walter Ude, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que participou do evento.

Para ele a sociedade precisa rever conceitos e deixar de marginalizar a juventude, especialmente os mais pobres. O especialista destaca a necessidade de dar oportunidade aos adolescentes de buscarem novos caminhos através da inserção no mercado de trabalho e dos estudos:


Walter Ude
ecawalterude

Maria Angélica Varela, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), conta que existem vários casos em que os menores passaram por um processo de ressocialização com bons resultados:


Maria Angélica Varela
ecamariaangelicavarela

O jovem Hebert Augusto Lopes Ribeiro fez uma palestra sobre sua experiência com medidas sócio-educativas. Ele explica que com força de vontade e oportunidade o menor infrator pode voltar a conviver bem em sociedade:


Hebert Augusto Lopes Ribeiro
ecahebertaugustolopesribeiro

O 7º ECA em Movimento foi realizado no auditório Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, localizado no campus da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), no bairro São Geraldo. Estiveram presentes educadores, estudantes e servidores públicos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!