UPA 24 horas completa um ano de funcionamento em Pará de Minas com motivos para comemorar


Um marco histórico para a saúde pública de Pará de Minas ocorreu no dia 29 de junho de 2017. Após muitos anos de espera foi inaugurada no bairro Senado Valadares a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O prédio recebeu o nome de Dr. Morel Mendonça Meireles. Os casos de urgência e emergência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) até então eram atendidos no Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira.

A nova estrutura conta com um espaço mais amplo, laboratório, consultórios, recepção e internação. Na ocasião também foi anunciada a implantação do prontuário eletrônico para melhorar o atendimento.

O prédio foi construído pelo ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (MDB) com recursos do município e de uma emenda parlamentar liberada por meio do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB).

Uma solenidade foi promovida na porta da UPA e contou com a presença de políticos, servidores públicos e cidadãos paraminenses. Uma grande conquista que deu um salto na saúde pública.

Nos últimos 12 meses foram enfrentados muitos desafios, mudanças e adaptações. De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, o sistema de atendimento foi alterado e vem melhorando ainda mais:


Paulo Duarte
upaumanopauloduarte1

Ao assumir a gestão do município o prefeito Elias Diniz (PSD) trabalhou para efetivar o credenciamento da UPA junto ao Ministério da Saúde. Várias mudanças foram implantadas e houve rejeição até mesmo por parte da população.

Agora o cenário é muito diferente porque os pacientes não reclamam da assistência prestada. Mesmo com um pouco de demora as pessoas compreendem que a equipe da UPA está trabalhando ativamente para atender bem:

Paulo Duarte
upaumanopauloduarte2

Algumas pessoas demonstravam total insatisfação ao procurar assistência no antigo Pronto Atendimento. O mesmo conceito era compartilhado pelos profissionais que trabalhavam na unidade. Agora a realidade é outra e o atendimento está normalizado:

Paulo Duarte
upaumanopauloduarte3

Depois de vencer muitos obstáculos e melhorar a assistência aos pacientes, a gestão tem motivos para comemorar o aniversário de um ano da UPA 24 horas em Pará de Minas. Tudo vem sendo feito dentro dos protocolos e dentro dos limites que a estrutura tem:

Paulo Duarte
upaumanopauloduarte4

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente a UPA 24 horas de Pará de Minas atende 7 mil pacientes por mês. As equipes dos Programas de Saúde da Família (PSF) atendem a quase 800 pessoas por dia com consultas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!