Banco de Sangue do HNSC continua com estoque baixo e nesta quinta fará captação com homenagem para as mães


O estoque de bolsas no Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Pará de Minas continua baixo. Desde o início de 2017, a coordenação vem se desdobrando para conseguir atender a demanda e captar doadores.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O período foi mais crítico no início do ano devido aos feriados e também ao surto de Febre Amarela. Em Pará de Minas não foram registrados casos, mas quem toma a vacina contra a doença, fica impedido de doar sangue. No mês de abril teve uma ligeira melhora, mas agora o estoque baixou novamente.

A informação é de Fabíola Nogueira, coordenadora de Captação do Banco de Sangue do HNSC. Ela se mostra preocupada com a situação e aproveita para convocar doadores dispostos a se deslocarem até a Fundação Hemominas, em Divinópolis, nesta quinta-feira, 11 de maio:


Fabíola Nogueira
fabiolanogueirasangue1

Ela aproveita para informar que também na quinta (11) as mães doadoras serão homenageadas pela equipe do Banco de Sangue:

Fabíola Nogueira
fabiolanogueirasangue2


Quem pode doar sangue

De acordo com a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, estão aptos a doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos. A idade máxima para a primeira doação é até 60 anos.

Já os adolescentes com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório.

O modelo de autorização está disponível no site da Fundação Hemominas. Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

Na semana da doação não pode estar tossindo, com ferimentos pelo corpo. Outra exigência é não ter permanecido ou visitado regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.

Saiba mais sobre como doar sangue
A cada quinze dias um ônibus sai da porta do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Centro de Pará de Minas, e segue para a Fundação Hemominas em Divinópolis. Quem quiser obter mais informações sobre doação de sangue deve ligar para o telefone (37) 3233-5461.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!