Saiba como evitar nas residências prejuízos provocados por raios que atingem a rede elétrica


No período chuvoso a incidência de raios é muito grande e por isso é importante ficar atento para tomar os devidos cuidados. O fenômeno da natureza provoca grandes descargas elétricas.

Os especialistas em eletricidade recomendam não praticar atividades ao ar livre e em campo aberto. Também é importante não ficar ao lado de carros, tratores, árvores ou cercas; andar de bicicleta.

Dentro de casa também é preciso tomar algumas precauções. Entre elas estão: não tomar banho ou utilizar torneira elétrica durante as tempestades. Evitar contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, como fogões, geladeiras, torneiras, canos, entre outros.

Não ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos. Afastar-se das tomadas e evitar usar o telefone. Desconectar as tomadas de aparelhos eletrônicos e desligar os fios de antenas dos aparelhos.

De acordo com Cléder Melo, gerente de Relacionamentos da CEMIG em Pará de Minas, a rede elétrica é protegida por vários para-raios. Já os consumidores devem ficar atentos a proteção de sua residência e de sua família.

Uma medida simples é desconectar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, especialmente os televisores. As antenas podem receber uma descarga e fazer com que essa energia chegue até o aparelho eletrônico:

Cléder Melo
cleder_melo_raios1


O ato de ligar e desligar não queima os equipamentos eletroeletrônicos dentro das residências. O grande problema é a sobretensão provocada por alguma descarga que pode queimar até mesmo o medidor de energia:

Cléder Melo
cleder_melo_raios2

O Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo quando o assunto é a incidência de raios. O fenômeno provocou a morte de 1.790 pessoas entre 2000 e 2014, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!