Paraminenses se posicionam a respeito de proposta para reativar cobrança do Faixa Azul

A cobrança do estacionamento rotativo nas ruas centrais de Pará de Minas voltou à tona na última segunda-feira, 6 de maio, durante reunião da Câmara de Vereadores. É que Marcos Aurélio dos Santos (DEM) apresentou um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano mostrando as ruas onde o Faixa Azul será cobrado.

O projeto de reativação do estacionamento rotativo está sob análise dos vereadores há cerca de três meses, mas eles aguardam um posicionamento da prefeitura a respeito de ofícios enviados e ainda não respondidos segundo o presidente da Casa Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB).

Na relação das ruas consta onde começará e terminará a cobrança, de qual lado da pista terá o rotativo e o número de vagas disponíveis. Já o projeto contempla a cobrança para carros e motos, sendo que para os veículos de duas rodas será cobrado 1/3 do valor pago para os carros.


Há dúvidas também referentes à concessão deste serviço. Caso seja feita uma licitação para escolher a empresa que ficará responsável pela cobrança e a vencedora será a que cobrar menor valor dos veículos. Há possibilidade também de ser criada uma autarquia, ou seja, o serviço será prestado por uma agência, instituto ou entidade criada pelo município e o valor arrecadado fica na cidade.

A reportagem do Portal GRNEWS ouviu os paraminenses sobre o assunto em discussão. E nas ruas as opiniões se divergem. Alguns motoristas são favoráveis a cobrança para ter rotatividade no estacionamento e outros entendem que a cobrança por este serviço abusiva.

Jesus Campos gostou da ideia, pois acredita que desta forma haverá mais fluxo e com isso mais vagas para estacionamento. Ele denuncia que muitos trabalhadores chegam cedo nas ruas centrais, estacionam o carro ou a moto e só retiram o veículo no fim do expediente, no início da noite:

Jesus Campos
jesusrotativo

O corretor de imóveis Marcel Paiva espera que o valor arrecadado com o estacionamento rotativo seja revertido em melhorias na infraestrutura do município:


Marcel Paiva
marcelrotativo

O motorista Warley José Martins não gostou do retorno do Faixa Azul pois não há comprovação para onde o dinheiro arrecadado é revertido. Se fosse para a Cidade Ozanam como era feito antigamente, ele acredita que os motoristas pagariam sem protestos:


Warley José Martins
warleyrotativo

Ainda não há data definida para que o Projeto de Lei 13/2019 seja votado pela Câmara Municipal de Pará de Minas. A matéria segue em análise nas comissões.

Nele consta que o horário de funcionamento do estacionamento rotativo será entre 8 e 18 horas de segunda a sexta-feira e de 8 às 13 horas aos sábados. domingos e feriados não haverá cobrança. Caso seja aprovado, o estacionamento de veículos para carga e descarga de mercadorias só será permitido entre 19 e 5 horas.

Cada veículo só poderá ficar na vaga por no máximo duas horas e após o período terá 10 minutos para retirar o carro ou moto.

Do total de vagas 5% será destinado a idosos e 2% a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devidamente cadastradas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

O projeto já teve emendas. Uma delas exige que o sistema seja todo online, para que possa haver controle, gestão e auditoria permanente.

A Procuradoria da Câmara se posicionou pela legalidade da matéria, ou seja, todos os artigos estão de acordo com as leis estaduais e nacionais. Agora fica sob responsabilidade dos vereadores analisar e aprovar ou recusar o projeto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!